IFFar - Campus Frederico Westphalen
A maquete é um importante recurso didático, pois permite uma visão tridimensional do espaço geográfico, comumente apresentado sob a forma plana ao longo do processo de alfabetização cartográfica. O objetivo deste trabalho é apresentar a construção de maquetes com fins educacionais em suas diferentes etapas, abordando os conceitos básicos para o estudo, análise, compreensão e reflexão sobre o espaço. O público-alvo foram os estudantes do Curso Técnico em Informática Integrado, do Instituto Federal Farroupilha, que, no primeiro ano, lidam com os conceitos de espaço geográfico, região, paisagem, território, lugar, rede, arranjo espacial e outros. Em oficinas pedagógicas, os estudantes receberam orientações para a confecção do plano tridimensional e revisaram a parte conceitual – o que é um mapa base; o que, como e para que usar as escalas vertical e horizontal; como elaborar legendas; quando fazer generalizações cartográficas. Na interação dos estudantes com seu objeto de estudo em construção, eles desenvolveram habilidades cognitivas, motoras e artísticas exigidas para a confecção das convenções e legendas. Salienta-se o aprendizado mais consistente sobre os conceitos, então espacializados, palpáveis e “próximos” dos estudantes, dando mais segurança à sua compreensão. As equipes de trabalho também motivaram a construção de maquetes pelo aprendizado coletivo em uma atividade teórico-prática que se tornou uma oportunidade de entrar em contato com técnicas de representação amplamente utilizadas no meio civil e militar, nas áreas do conhecimento que vão da cartografia, engenharia e arquitetura ao design e animação 3D. Assim, por possibilitar a visualização do espaço em um modelo reduzido e simplificado dos principais elementos que se quisera representar, conquistou-se um menor nível de abstração conceitual para estudar o objeto selecionado. Tal é o benefício do trabalho com maquetes enquanto recurso didático: tornam-se meio didático capaz de organizar o conhecimento, facilitando o ensino ao docente e a aprendizagem ao estudante.
Referências bibliograficas:
GIANSANTI, Roberto (1990) - Construção de modelos de representação: uma experiência didática em 19 grau. Orientação. 8: 21-24, Dep. de Geografia - USP, São Paulo, SP,