IFFar - Campus Frederico Westphalen
Os sistemas hidráulicos estão presentes em nossas vidas cotidianamente em vários aspectos, ao dirigir um carro com uma direção hidráulica, em máquinas agrícolas, em prensas industriais, no transporte de cargas, entre outros. Em si, a Hidráulica é conhecida como um importante ramo da Física, dedicada a estudar os diversos comportamentos dos fluídos em movimento ou em repouso. Estes sistemas são frequentemente utilizados em dispositivos que necessitam aplicar grande quantidade força para realizar um trabalho. Os sistemas hidráulicos funcionam baseados na transmissão integral da pressão nos líquidos aprisionados, e tem como função principal, alterar a relação entre força e deslocamento, a fim de produzir um trabalho mecânico suficiente para realizar uma tarefa desejada.
O objetivo do nosso trabalho é mostrar através da confecção e uso de um pequeno robô guindaste hidráulico, as diversas funções e aplicações deste sistema. O robô feito em madeira funciona realizando movimentos de distensão e retração por meio do uso de seringas e pequenas mangueiras, responsáveis por interligar o sistema e manter o liquido aprisionado.
A discussão principal colocada em destaque é o fato de mostrar que apesar do sistema hidráulico ser muitas vezes utilizado em ferramenta de engenharia complexa, apresenta um princípio de funcionamento relativamente simples, além de nos ajuda a realizar varias atividades presentes no nosso dia a dia. Assinalamos ainda, que essa é uma área com grandes possibilidades de exploração, podendo apontar futuros benefícios para agricultura, saúde, transporte, indústria, entre outras.
Referências bibliograficas:
BAZZO, Raquel. Como funciona o sistema hidráulico: sistema hidraulico. hpshydraulic. 2013. Disponível em:https://hpshydraulic.wordpress.com/2013/12/18/como-funciona-o-sistema-hidraulico/. Acesso em: 20 set. 2018.
BRUNETTI,Franco, Mecânica dos Fluidos, 2º. ed.rev. Pearson, São Paulo, 2008.
TENORIO, Ibere. Como fazer um ROBÔ GUINDASTE hidráulico passo a passo: passo a passo. Manual do Mundo. 2013. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=sft0OzAC8gw . Acesso em: 20 set. 2018.