Sistema Intensivo de Suínos Criados ao Ar Livre - SISCAL

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Alexandre Cassol 1 ; Ana Claudia Franceschi de Lima 2 ; Évilin Thaiane Agostini 3 ; Felipe Karczeski 4 ; Deivid Guareschi Fagundes 5
1Estudante IFFar/FW (Curso Téc. em Agropecuária - TA 21), e-mail: alexandrecassol2016@hotmail.com 2Estudante IFFar/FW (Curso Téc. em Agropecuária - TA 21), e-mail: anafranchesqui@gmail.com 3Estudante IFFar/FW (Curso Téc. em Agropecuária - TA 21), e-mail: evilinagostini2@gmail.com 4Estudante IFFar/FW (Curso Téc. em Agropecuária - TA 21), e-mail: felipekarczeski3@gmail.com 5Docente, e-mail: deivid.fagundes@iffarroupilha.edu.br

Com o crescimento da população mundial e brasileira, também aumentará a demanda por alimentos, onde pode-se destacar as proteínas animais, mais especificamente a carne de suínos. Junto a essa tendência, também surgem cobranças por métodos alternativos de produção mais sustentáveis e que busquem atender as normas de bem-estar animal. Dessa forma, o Sistema Intensivo de Suínos Criados ao Ar Livre (SISCAL) se destaca como uma forma alternativa de produção de suínos.

No SISCAL, os animais recebem manejos produtivos, reprodutivos e alimentares semelhantes aos dos animais criados em sistemas tradicionais confinados. Este sistema devolve aos animais as condições ambientais mais próprias de seu habitat, que refletem positivamente na produtividade.

A técnica tem como objetivo proporcionar melhorias nos parâmetros produtivos e reprodutivos das fêmeas e de suas leitegadas, promovendo um baixo custo de implantação, uma maior viabilidade econômica e uma melhoria no bem-estar animal.

O SISCAL possui bom desempenho técnico, baixo custo de implantação e manutenção, número reduzido de edificações, facilidade na implantação e na produção, mobilidade das instalações e redução no uso de medicamentos, o que se traduz em menores gastos, uma qualidade melhor na carne produzida que será fornecida para o consumidor.

Mesmo com todas essas vantagens, muitos produtores rurais ainda desconhecem esse sistema de criação que além de trazer benefícios econômicos ao produtor, proporciona melhoria ao bem-estar dos animais e, consequentemente uma carne de melhor qualidade ao consumidor.

O intuito de nosso trabalho é demonstrar como funciona e como deve ser implantado o SISCAL, focando nos seus principais benefícios. Para isso, será produzida uma maquete reproduzindo um SISCAL com todas as estruturas necessárias, ficando assim, mais interativo e mais fácil de explicar, visualizar e compreender esse interessante sistema de produção de suínos.

Referências bibliograficas:

Palavras chaves: bem-estar animal; intensiva; suinocultura; viabilidade econômica.

Obs.: Este resumo contém 279 palavras