IFFar - Campus Frederico Westphalen
O DNA é uma molécula que tem as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e de alguns vírus. O DNA contém todas as informações genéticas é uma abreviação para ácido desoxirribonucleico. Sua estrutura é formada por uma fita dupla em forma de espiral, mais conhecido como dupla hélice que é composta por nucleotídeos.
O DNA é utilizado nos exames forenses e tem função na investigação criminal. O DNA pode ser aplicado na investigação de suspeitos em casos criminais, sendo esse diagnóstico muito eficiente, pois cada pessoa tem seu próprio DNA, único, o que sendo capaz de ser mais eficiente do que a prática com impressão digital.
O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir a utilização de amostras biológicas de DNA na investigação de crimes e também mostrar e apresentar para o público como são feitas essa análises e para qual finalidade são utilizadas. Para isso, realizaremos um
experimento com amostras saliva humana, cloreto de sódio, detergente doméstico, álcool etílico, corante alimentício (verde ou azul) e recipientes de vidro. Primeiramente utiliza-se uma gota de detergente no primeiro recipiente juntamente com a saliva humana, adiciona-se o sal e mistura todos esses componentes. No outro recipiente adiciona-se o álcool e também o corante, logo após adiciona-se as duas misturas em um único recipiente, com isso, sendo possível logo observar a formação do DNA.
Esperamos com este trabalho ampliar a discussão sobre as práticas da ciência forense, mostrando também que é um experimento muito fácil de ser realizado, e sendo possível com este visualizar as moléculas de DNA.
Referências bibliograficas: