Teatro: Ferramenta de Comunicação e Expressão

E. E. E. M Lucila Nogueira (Boa Vista das Missões)

Fernanda Bueno Farias 1 ; Filemon Silveira Bizarro Neto 2 ; Pedro Cauã de Oliveira Câmara 3 ; Vitória de Oliveira Fagundes 4 ; Gabriela Cornelli dos Santos 5
1 e-mail: fernanda07farias@gmail.com 2 e-mail: filemonsbn1903@gmail.com 3 e-mail: pedrocauacamara@outlook.com 4 e-mail: meninafagundes04@gmail.com 5 e-mail: gabicornelli@hotmail.com

O trabalho com a dramaturgia proporciona o contato direto com o público e se transforma em espaços de criação e desenvolvimento do lúdico. O teatro tem um potencial para o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que estimula a criatividade, a interdisciplinaridade, o trabalho coletivo e a pesquisa, colaborando para a formação do educando, desenvolvendo aspectos sociais, afetivos, éticos e cognitivos, ao mesmo tempo em que reflete e relaciona as questões que envolvem o seu cotidiano com a realidade social mais ampla. Desenvolvemos, na escola, um projeto de teatro denominado "Cenas e Atos", que tem por objetivo relacionar a arte da representação com o contexto de ensino de leitura, literatura e artes no Ensino Médio, trabalhando através do lúdico e da criatividade, a fim de oportunizar situações que exigirá os diversos sentidos que o teatro usa como ferramenta de comunicação e expressão. Primeiramente, os alunos leem as obras (peças, poesias ou contos que logo após transformam em texto teatral), elencam os atores, fazem a construção do cenário, figurinos, escolhem as trilhas sonoras. São realizados muitos ensaios até que se possa levar o espetáculo aos espectadores. Passado um semestre de atividades, já estamos colhendo os frutos deste projeto. A proposta agregou atividades de apresentações e participações em eventos internos e externos (sarau, apresentações nas escolas, abertura de Seminário, visita ao Theatro São Pedro para assistir a uma peça, participação como espectadores em eventos regionais) e houve uma evolução na expressão oral e corporal, aprenderam a gostar da literatura de uma forma artística, a se organizarem, a trabalharem em equipe respeitando o próximo, tornaram-se responsáveis e sensíveis à arte.

Referências bibliograficas:

Palavras chaves: Teatro; Comunicação; Expressão; Leitura; Ensino.

Obs.: Este resumo contém 267 palavras