Influência do Estresse Térmico Sob o Índice Proteico e a Qualidade dos Ovos de Galinhas Poedeiras

IFFar - Campus Frederico Westphalen

João Rogério Centenaro 1 ; Larissa Grunitzky 2 ; Paulo Henrique Braz 3
1CENTENARO, J. R., e-mail: joaorogcentenaro@gmail.com 2GRUNITZKY, L., e-mail: larissa.grunitzky@hotmail.com 3BRAZ, P. H., e-mail: paulo.braz@iffarroupilha.edu.br

Este trabalho tem como objetivo comparar o teor de proteínas séricas com o índice proteico dos ovos de galinhas poedeiras da raça Red Island Red ao estresse térmico. O ambiente térmico em que as galinhas poedeiras são submetidas as, especialmente durante a fase inicial de sua criação, deve ser bem manejado, visto que o estresse provocado por temperaturas incompatíveis com as exigências das aves em suas diferentes fases de vida, podem afetar negativamente o bem-estar, a uniformidade do lote, a predisposição às doenças, e a todo o desempenho e eficiência produtiva. As galinhas do grupo experimental serão mantidas em temperatura ambiente, sofrendo as alterações climáticas de todos os dias. As galinhas do grupo controle, terão a temperatura do ambiente controlada em uma média de 20°C. Os ovos serão coletados e armazenados diariamente, será medida a qualidade interna do ovo pela unidade “Haugh”. Os ovos também serão analisados quanto a presença de Salmonella ssp. As amostras serão coletadas a cada 15 dias durante o período de um ano e analisadas no laboratório de Microbiologia de Alimentos do IFFAR-FW. A unidade analítica será composta de um pool de 6 ovos e serão realizadas as análises microbiológicas da casca e gema, separadamente. Ao fim de 30 dias serão analisados os ovos destes animais a fim de quantificar o teor proteico dos ovos, além de realizar colheita de 5 m/l de sangue das galinhas, através de venopunção para determinar a quantidade de proteínas e suas frações no sistema biológico. Serão quantificados teores de sódio, potássio e cloro para determinar o balanço iônico e suas correlações fisiológica com parâmetros como temperatura corporal, cloacal, frequência cardíaca e frequência respiratória.

Referências bibliograficas:

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa nº 62/2003. Métodos analíticos oficiais para análises microbiológicas para controle de produtos de origem animal e água. Disponível em: www.agricultura.gov.br.

BURKE, W; REPRODUÇÃO DAS AVES. EM SWENSON, M; O’REECE, W. Fisiologia dos animais domésticos. Cornell University Press, 1996

FILHO, J. A. D. B. Avaliação do bem estar de aves poedeiras e diferentes sistemas de produção e condições ambientais, utilizando análise de imagens. Ano 2004. 140 folhas. Dissertação (mestrado em agronomia, área de concentração: Física do Ambiente Agrícola) - Universidade de São Paulo- Piracicaba - SP, 2004.

RIBEIRO, E; GONÇALVES, F; MONTAGNER, P; LOPES, M; DEL PINO, F; ANCIUTI, M; CORRÊA, M; GENTILINI, F; PROVENCI, M; NOVELINI, L. Níveis de proteínas plasmáticas totais, albumina e colesterol séricos em poedeiras comerciais em diferentes fases de produção de ovos. XVII Congresso de Iniciação Científica. X Encontro de Pós-graduação. Novembro de 2008.

Palavras chaves: homeostase; albumina; balanço iônico; estresse calórico.

Obs.: Este resumo contém 273 palavras