Realidade Virtual (VR - Virtual Reality)

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Glenda Botezini 1 ; Luana Severo Freitas 2 ; Maria Heloísa Gervazio Lopes 3 ; Roberta Liberalesso 4 ; Bruno Batista Boniati 5
1Estudante IFFar/FW (Curso Téc. em Informática - TI 14), e-mail: glenda.botezini@gmail.com 2Estudante IFFar/FW (Curso Téc. em Informática - TI 14), e-mail: erval.luana.severo@gmail.com 3Estudante IFFar/FW (Curso Téc. em Informática - TI 14), e-mail: heloisagervazio@gmail.com 4Estudante IFFar/FW (Curso Téc. em Informática - TI 14), e-mail: robertaliberalesso@gmail.com 5Prof. de Informática (IFFar), e-mail: bruno.boniati@iffarroupilha.edu.br

A tecnologia de Realidade Virtual (Virtual Reality - VR) é entendida como uma interface avançada entre um usuário e um sistema computacional. Essa tecnologia permite substituir a realidade real do usuário por uma virtual com imersão completa em um ambiente simulado gerado por um dispositivo computadorizado (ex. smartphone, computador ou videogame). O objetivo da Realidade Virtual é recriar ao máximo a sensação de realidade possibilitando que o indivíduo se sinta imerso no ambiente virtual. Há inúmeras aplicações para essa tecnologia, em especial em treinamentos militares, lazer, medicina e arquitetura/engenharia. O funcionamento da tecnologia considera que cada um de nossos olhos enxerga uma imagem diferente por isso acabamos vendo o mesmo objeto em posições diferentes quando é usado só um dos olhos. Quando usado os dois olhos simultaneamente o cérebro consegue juntar as imagens produzindo uma visualização em três dimensões. Os softwares de VR produzem imagens para cada um de nossos olhos com pequenas diferenças de posicionamento gerando a visão estereoscópica. Com o uso de smartphones pode-se dividir imagens em duas partes e associá-las a outros recursos (ex. sensores de posicionamento, acelerômetro, som estéreo, etc.) e dessa forma potencializar a imersão do usuário em um ambiente de VR. A partir dessa ideia, o Google criou a inciativa “Google Cardboard”, uma plataforma de realidade virtual de baixo custo, cujo nome está associado à sua estrutura de papelão. Objetiva-se com este trabalho desenvolver óculos e realidade virtual utilizando-se o protótipo proposto pelo projeto Google Cardeboard e levá-lo ao conhecimento do público visitante. Smartphones equipados com softwares e vídeos devidamente projetados para VR serão utilizados para demonstrar a tecnologia.

Referências bibliograficas:

Google Cardeboard, disponível em https://vr.google.com/cardboard/, acesso em Agosto/2018.

Entenda como funciona a realidade virtual para smartphones, disponível em https://www.tecmundo.com.br/samsung-gear-vr/105725-entenda-funciona-realidade-virtual-smartphones-video.htm, acesso em Agosto/2018.

Palavras chaves: Realidade Virtual, Cardboard, Virtual Reality

Obs.: Este resumo contém 265 palavras