Glossário Básico da Língua Kaingang: Um Convite para Interagirmos

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Inaê Jacinto 1 ; Julia Miranda de Morais Coutinho 2 ; Mariane Frigo Denardin 3
1Aluna da turma 14 do IFFAR, e-mail: mariane.denardin@iffaroupilha.edu.br 2Aluna da turma 14 do IFFAR, e-mail: julia.coutinho@gmail.com 3Professora de Língua Inglesa IFFAR, e-mail: mariane.denardin@iffarroupilha.edu.br

IFFar - Campus Frederico Westphalen

MARIANE FRIGO DENARDIN 1; INAE JACINTO 2 ; JULIA MIRANDA DE MORAIS COUTINHO. 3

1 Professora de Língua Inglesa IFFAR, e-mail: mariane.denardin@iffaroupilha.edu.br 2 Aluna da turma 14 IFFAR, e-mail: turma14iffar@gmail.com 3Aluna da turma 14 do IFFAR, e-mail: julia.coutinho@gmail.com.

Atualmente temos no Instituto Federal Farroupilha (IFFAR)- Campus Frederico Westphalen colegas indígenas, falantes da língua kaingang. Porém, ainda desconhecemos palavras consideradas básicas para estabelecermos uma conversa informal e/ou até mesmo estabelecermos um vínculo de amizade maior com nossos colegas que falam Kaingang. Nesse sentido, eu e a colega Inae, falante kaingang, do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFFAR, buscamos elaborar um glossário em português- kaingang com algumas palavras, expressões e frases com escrita e pronúncia em kaingang consideradas relevantes para uma conversação básica. Utilizaremos a linguagem de programação Javascript para a elaboração de uma página em Hypertext Markup Language (HTML) que servirá de suporte para o glossário que além de palavras trará um breve resumo da cultura kaingang, pois acreditamos que toda cultura, e o que as constitui, necessita ser conhecida para ser respeitada.

Referências bibliograficas:

Palavras chaves: Kaingang- glossário- página HTML

Obs.: Este resumo contém 186 palavras