IFFar - Campus Frederico Westphalen
Os cogumelos são alimentos apreciados no mundo inteiro, e seu consumo tem aumentado gradativamente a cada ano (FURLANI & GODOY, 2007). O consumo de cogumelos tem despertado interesse da população devido as suas qualidades degustativas e terapêuticas que são divulgadas nos meios de comunicação. O trabalho foi conduzido com o objetivo de elaborar uma estufa caseira fabricada em uma carcaça de geladeira para produção familiar de cogumelos. A variedade escolhida foi a Pleurotus ostreatus, popularmente conhecido como shimeji, sendo que qualquer variedade pode ser produzida regulando temperatura, umidade e o fotoperíodo. O Shimeji é um cogumelo que tem atraído a atenção dos Brasileiros, em função de sua menor exigência em relação ao investimento em climatização para produção e aceitação do consumidor (ARAUJO, W. J., et. al, 2016). Os fungos foram adquiridos por meio do Mercado Livre aonde os mesmos vêm misturados com sementes de trigo cozido. Essa mistura foi espalhada no substrato no qual se desenvolveram. Neste caso, o substrato foi adquirido em conjunto com o fungo. Justifica-se este trabalho pelo o fato da dificuldade de encontrar o Shimeji disponível para aquisição no mercado e seus altos custos praticados quando disponíveis, assim como, o pouco conhecimento da maioria da população sobre a culinária com este ingrediente. Além da reutilização de materiais que iriam para descarte, desta forma, tornando seu cultivo economicamente viável e orgânico.
Referências bibliograficas:
Araujo, w. j., Costa, A. F., Rossi, D. A., Alves, E. R., Bragato, L. S., Vieira, L. P., Lima, J. O. G.
Análise de custos da produção de Champignon: estudo em uma propriedade rural no Município de Domingos Martins - ES, Revista Científica Intelletto, Venda Nova Imigrantes, ES, V.1, n.1, 2016 p. 102-114.
FURLANI, R.P.Z., GODOY, H.T., Valor nutricional de cogumelos comestíveis. Ciência e Tecnologia de Alimentos, Campinas, SP, vol. 27, núm. 1, enero-marzo, 2007, pp. 154-157.