IFFar - Campus Frederico Westphalen
A Pesquisa Retratos de Leitura no Brasil, coordenada pela socióloga Zoara Failla (2016), tem apontado, ao longo de suas quatro edições, que os brasileiros leem pouco e que muitos jovens, crianças e adultos revelam dificuldades em relação à análise, interpretação e produção de textos. Tomamos conhecimento dessa pesquisa em nossas aulas de Língua Portuguesa e Literatura e, a partir disso, ficamos curiosos em saber qual seria o nosso perfil de leitor como estudantes do Técnico em Agropecuária. Percebendo a necessidade de termos um diagnóstico de leitura de nosso curso ou de nossa instituição, resolvemos aplicar uma pesquisa com questões objetivas sobre o que os alunos costumam ler em seu dia a dia. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo investigar e apresentar o comportamento leitor dos alunos do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio do IFFar – Campus Frederico Westphalen. Para isso, será aplicado um questionário em todas as turmas (1º, 2º e 3º anos) do curso Técnico em Agropecuária, cujos resultados serão apresentados por meio de gráficos durante a Mostra Regional de Ciências. A ideia de realizarmos a pesquisa visa não apenas ao diagnóstico do comportamento leitor dos alunos de nosso curso, mas também de pensarmos em possíveis soluções sobre como incentivar a leitura entre alunos e servidores de nossa instituição.
Referências bibliograficas: