Retrato de Leitura do Curso Técnico em Agropecuária Integrado do IFFar- FW

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Ana Carolina Lara Piaia 1 ; Brenda Reis Caratti 2 ; Micheli dos Santos Silva 3 ; Luciane Figueiredo Pokulat 4
1estudante, e-mail: ana-larapiaia@hotmail.com 2estudante, e-mail: brendareiscaratti@gmail.com 3estudante, e-mail: brendareiscaratti@gmail.com 4Professora, e-mail: luciane.pokulat@iffarroupilha.edu.br

A Pesquisa Retratos de Leitura no Brasil, coordenada pela socióloga Zoara Failla (2016), tem apontado, ao longo de suas quatro edições, que os brasileiros leem pouco e que muitos jovens, crianças e adultos revelam dificuldades em relação à análise, interpretação e produção de textos. Tomamos conhecimento dessa pesquisa em nossas aulas de Língua Portuguesa e Literatura e, a partir disso, ficamos curiosos em saber qual seria o nosso perfil de leitor como estudantes do Técnico em Agropecuária. Percebendo a necessidade de termos um diagnóstico de leitura de nosso curso ou de nossa instituição, resolvemos aplicar uma pesquisa com questões objetivas sobre o que os alunos costumam ler em seu dia a dia. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo investigar e apresentar o comportamento leitor dos alunos do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio do IFFar – Campus Frederico Westphalen. Para isso, será aplicado um questionário em todas as turmas (1º, 2º e 3º anos) do curso Técnico em Agropecuária, cujos resultados serão apresentados por meio de gráficos durante a Mostra Regional de Ciências. A ideia de realizarmos a pesquisa visa não apenas ao diagnóstico do comportamento leitor dos alunos de nosso curso, mas também de pensarmos em possíveis soluções sobre como incentivar a leitura entre alunos e servidores de nossa instituição.

Referências bibliograficas:

Palavras chaves: Leitura. Diagnóstico. Técnico em Agropecuária.

Obs.: Este resumo contém 215 palavras