Síndrome do Pensamento Acelerado: Um Mal Entre os Jovens?

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Arthur Zamurano Medeiros 1 ; João Victor de Cristo Sehorek 2 ; Graziela da Silva Motta 3
1 e-mail: arthurmedeiros257@gmail.com 2Sehorek, J. V. de C., e-mail: graziela.motta@iffarroupilha.edu.br 3 e-mail: graziela.motta@iiffarroupilha.edu.br

Este trabalho é uma pesquisa exploratória que será realizada em tempo real com jovens aleatórios. Tem como base a teoria sociológica que trata sobre o individualismo na sociedade moderna (Beck, Beck-Gernsheim, 2002). Esta, por sua vez, retrata os desafios vivenciados no cotidiano do indivíduo perante a acelerada sociedade da era tecnológica, onde pessoas tendem a ficar doentes psiquicamente pela rotina estressante, pelo medo do crime, etc. Segundo Durkheim (1979), os sujeitos que vivenciam a sociedade capitalista tendem a um isolamento, dada as atividades especializadas que ele desempenha, e isso faz com que ele não perceba o meio que ele está inserido, tomando para si responsabilidades que deveriam, muitas vezes, ser do Estado. Nesse panorama, emerge a SPA (Síndrome do Pensamento Acelerado). Tal síndrome vem sendo estudada e debatida na atualidade pela amplitude do púbico que ela atinge: tanto adolescentes em fase escolar quanto adultos. Por conta disso, este trabalho tem por objetivo a criação de um indicador de ansiedade, especificamente a síndrome do pensamento acelerado, entre jovens através de um “quiz”, com o intuito de, através do método estatístico, perceber regularidades nos modos de enfrentamento da vida moderna na fase escolar.

Referências bibliograficas:

Cury, A. Ansiedade: o mal do século. São Paulo: Saraiva, 2013.

Beck, U., Beck-Gernsheim, E. Individualization. Institutionalized Individualism and its Social and Political Consequences. London: Sage Publications, 2002.

Durkheim, E. Divisão social do trabalho. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

Palavras chaves: Síndrome do pensamento acelerado; modernidade; ansiedade

Obs.: Este resumo contém 192 palavras