Geolinguística Pluridimensional do Município De Panambi - RS

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Rodrigo de Freitas Júnior 1 ; Thiago Allebrandt 2 ; César Augusto González 3
1Freitas Jr., R., e-mail: freitasefollmer@gmail.com 2Allebrandt, T., e-mail: thiagoallebrandt@gmail.com 3González, C. A., e-mail: cesar.gonzalez@iffarroupilha.edu.br

Nossa pesquisa pretende mapear a variação linguística no território de Panambi - RS. Para tanto, entrevistaremos 20 (vinte) pessoas de 05 (cinco) comunidades do município (Centro, Caxambú, Fiuza, Iriapiria e Rincão Fundo). Os entrevistados serão estratificados segundo sexo e idade. Essa metodologia é tipicamente associada à Geolinguística Pluridimensional (Altenhofen, 2013), que considera, além da dimensão geográfica, outras dimensões de variação linguística, no nosso caso, a dimensão sexual (homens ou mulheres) e a dimensão etária (pessoas com mais de 50 anos de idade ou pessoas com menos de 30 anos de idade). Essas pessoas serão entrevistadas de acordo com protocolos utilizados na construção do Atlas Linguístico-Etnográfico da Região Sul do Brasil (ALERS) (Koch, 2011), a fim de garantir que possamos comparar seus resultados para a comunidade escolhida com os nossos. O processo de análise deve produzir um mapa do município de Panambi - RS capaz de apontar a variação linguística dentro do município. Controlando variáveis sexo e idade, supomos poder apontar tendências de mudança linguística ou, talvez, características estilísticas relacionadas a fala de mulheres e de homens da comunidade. Além disso, a comparação entre a fala dos entrevistados residentes no centro do município com a fala dos entrevistados residentes no interior poderá revelar especificidades das falas urbanas e rurais.

Referências bibliograficas:

Altenhofen, C. V. (2013). Migrações e contatos linguísticos na perspectiva da geolinguística pluridimensional e contatual. Estudos Linguísticos, Sinop. vol. 6, n. 12, p.31-52, jul.-dez.

Koch, W. et al. (2011). Atlas Linguístico-Etnográfico da Região Sul do Brasil. 2 Vol. 2a. ed. Porto Alegre: EDUFRGS; Florianópolis: EDUFSC.

Palavras chaves: Dialetologia; Variação Linguística; Variação Geográfica; Variação Etária; Variação Sexual.

Obs.: Este resumo contém 208 palavras