Overclock - Melhorando o Desempenho e Entendendo os Riscos

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Bruno dos Santos Dutra 1 ; Cisser André Appel 2 ; Guilherme de Campos Rodrigues 3 ; Uillian Franquelin Saldanha 4 ; Diego de Abreu Porcellis 5
1DUTRA, Bruno dos Santos, e-mail: frifilip80@gmail.com 2APPEL, Cisser André, e-mail: cisserxd@gmail.com 3RODRIGUES, Guilherme de Campos, e-mail: Ledarkbloodkiller666@bol.com.br 4SALDANHA, Uillian Franquelin, e-mail: uilliansaldanhafranquelin@gmail.com 5PORCELLIS, Diego de Abreu,, e-mail: diego.porcellis@iffarroupilha.edu.br

Overclock é uma técnica que força os principais componentes do computador (processador, memória RAM, placa de vídeo) a trabalhar em uma frequência mais alta do que a velocidade de fábrica, isso é, os computadores transformam energia elétrica em informação, calor e ruído o overclock consiste em inserir mais energia nesse sistema de modo que o computador possa realizar mais processamento. Esses computadores geralmente são fabricados para transformar X quantidade de energia é igual a X quantidade de clock no processador a técnica de overclock consiste em alimentá-lo com mais quantidade de energia para que ele consiga transformar em uma maior quantidade de clock no processador. O aumento da quantidade de energia faz com que também seja aumentada a quantidade de calor nesse sistema (GARRETT, 2016).

O presente trabalho fará uma demonstração de uma técnica de overclock para comprovar a real melhora do desempenho do computador e mostrar os riscos do overclock. Será aplicada a um desktop uma maior quantidade de energia, quando aplicada essa energia esse computador irá trabalhar a uma velocidade maior que a projetada e consecutivamente, aumentará sua temperatura o que pode em determinadas situações queimar componentes desse computador, para que isso não aconteça será produzido artesanalmente um container (pote) que será colocado sobre o processador (principal componente a ser forçado no teste) para resfriá-lo, dentro desse container será utilizando uma mistura de álcool e gelo seco, essa mistura que atingi temperaturas perto de 0° irá resfriar o processador evitando que as altas temperaturas danifiquem o processador, ainda para evitar que a placa mãe e outros componentes sejam molhados esses componentes serão isolados.

Os resultados esperados com a aplicação desse trabalho é demonstrar para a comunidade como funcionam os computadores e processadores bem como, demonstrar o aumento de desempenho conseguido utilizando técnicas de overclock e seus riscos envolvidos.

Referências bibliograficas:

GARRETT, Filipe. O que é overclock? Entenda quais as vantagens e riscos para o seu PC. 2016. Disponível em: Acesso em: 03 de Agosto de 2017.

Palavras chaves: Overclock, desempenho, gelo seco.

Obs.: Este resumo contém 299 palavras