Investigação Científica no Ambiente Escolar: Construção de Sistema do Globo de Plasma

E. E. E. B. José Zanata (Taquaruçu do Sul)

Emiliana Turchetto 1 ; Lucas da Silva Pereira 2 ; Roberta Albarello 3 ; Arminda Almeida da Rosa 4 ; Darci Bridi 5
1 e-mail: ararminda@yahoo.com.br 2 e-mail: ararminda@yahoo.com.br 3 e-mail: ararminda@yahoo.com.br 4 e-mail: ararminda@yahoo.com.br 5 e-mail: ararminda@yahoo.com.br

O Globo de Plasma, considerado uma montagem que reúne eletrônica e descarga em gases rarefeitos consistindo em uma esfera de vidro com gás a baixa pressão e por um eletrodo a alta tensão. Primeiramente identificado em um tubo de Crookes e descrito por Sir Willian Crookes em 1879, (GARCIA; CORRÊA, 2015), os plasmas são, os mais comuns estados da matéria no universo, possuem efeito no campo eléctrico que cerca o eletrodo central do globo com ionização do gás rarefeito sendo visíveis inúmeros raios entre esse eléctrodo central e o globo de vidro que está ao potencial elétrico do solo. A complexidade dos conceitos em ciências discutidos e apresentados nas escolas tem causado desinteresse por parte dos estudantes, principalmente ensino fundamental que necessitam de estímulos dos órgãos dos sentidos, especialmente a visão para gerar a compreensão dos conceitos. O objetivo desse trabalho foi proporcionar a significação de conceitos fundamentais em ciências, através do globo de plasma consistindo em método didático e compreensível. Para a realização do trabalho, optou-se pela construção de um protótipo fazendo uso de materiais acessíveis, e de baixo custo, bem como a aquisição de um exemplar semelhante pela internet, sendo demonstrado em sala, nas aulas de ciências. Esse processo proporcionou aos estudantes aprofundamento teórico, consistindo na alfabetização científica (CHASSOT, 2003). A explicação, feita por estudantes do 9º ano, aos colegas de turma e professores, permitiu entenderem a respeito dos raios (descargas elétricas) emitidos pelo globo, e a emissão de luz na forma de feixes elétricos. O uso do globo de plasma despertou o interesse e a curiosidade entre os estudantes, proporcionando entendimento dos conceitos fundamentais em ciências, validando a experiência realizada. Além disso, a proposta direciona a construção do equipamento, como instrumento pedagógico em escolas.

Referências bibliograficas:

CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, v. 22, p. 89 – 100, 2003.

GARCIA, M. G. CORRÊA, R.A.C. O Globo de Plasma em Sala de Aula. 2015. Disponível em: . Acesso em agosto de 2017.

Palavras chaves: Globo de Plasma. Alfabetização Científica. Conceitos Fundamentais em Ciências.

Obs.: Este resumo contém 287 palavras