E. E. E. B. José Zanata (Taquaruçu do Sul)
As infecções fúngicas superficiais podem ser causadas por dermatófitos, leveduras ou fungos filamentosos não dermatófilos. Casos não raros são as onicomicoses, definidas como infecção fúngica ungueral (unhas), adquiridos do ambiente, representando 20 % das doenças das unhas (ARAÚJO et al., 2003). Dentre os fungos filamentosos não dermatofíticos causadores de onicomicoses estão as espécies Scopulariopsis brevicaulis, o Fusarium sp., o Acremonium sp., o Aspergillus sp., o Scytalidium sp., e o Onychocola canadiensis. Dentre as onicomicoses, as formas mais comuns são: Onicomicose subungueal distal; Onicomicose subungueal proximal; Onicomicose superficial branca. O tratamento mais eficaz é a introdução de antúngicos orais, além desses, vários tratamentos naturais já foram utilizados com eficiência, como o cravo-da-índia (Syzygium aromaticum). O objetivo deste estudo foi observar o uso de extrato alcoólico de cravo da índia como tratamento alternativo de onicomicoses através de aula prática de ciências. Para a realização do experimento o extrato foi preparado inicialmente, por estudantes de ensino fundamental, fazendo uso de uma solução de álcool etílico 96% e cravo-da-índia. O extrato permaneceu por 5 dias em recipiente fechado, e após iniciado aplicações diárias em unha com presença de onicomicose, por diagnóstico anormal da unha do pé. O uso do cravo da índia possui propriedade antifúngica e cicatrizante, ação pelo componente euglenol (atividade microbiana) (AFFONSO, et al., 2012), sendo comumente usado como complemento de antifúngicos orais. Para a verificação neste trabalho, os voluntários não fizeram uso de nenhum medicamento oral, uma vez que a avaliação isolada do antifúngico natural era necessária. Após 30 dias do início do tratamento as observações foram realizadas e os resultados, apesar de serem pouco expressivos, mostraram evidências de redução da lesão, que serão avaliadas pelos próximos 5 meses de aplicação. No contexto geral, a significação dos conceitos fundamentais em ciências foram observados pelo envolvimento dos estudantes na realização do experimento.
Referências bibliograficas:
ARAÚJO, et al. Onicomicoses por fungos emergentes: análise clínica, diagnóstico laboratorial e revisão. An bras Dermatol, Rio de Janeiro, 78(4):445-455, jul./ago. 2003.
AFFONSO, et. al. Aspectos químicos e Biológicos do óleo essencial de cravo da índia. Rev. Virtual Quim, 2012, 4 (2), 146-161. Data de publicação na Web: 14 de maio de 2012.