IFFar - Campus Frederico Westphalen
A aceitação de uma teoria científica nos padrões da ciência moderna depende, sobretudo, de sua comprovação experimental pela comunidade científica global. As conclusões sobre a existência da gravidade resultam da pesquisa de Isaac Newton no século 17 e 18. No final do século 18, suas teorias já estavam consolidadas na comunidade européia e explicavam toda dinâmica celeste conhecida. No século 20, Albert Einstein propôs a existência de um novo panorama científico, relativístico, onde a gravidade era teorizada sob uma ótica diferente da de Newton. Nos anos de 2015, 2016 e 2017 foram detectados dados que comprovaram as teorias de Albert Einstein. Nosso trabalho tem como objetivo mostrar ao público, em geral, como a comprovação da existência das ondas gravitacionais, além de marcar um novo capítulo na ciência, também altera a compreensão que os cientistas têm do Universo, principalmente de conceitos fundamentais, como espaço, tempo e gravidade. Para tanto utiliza-se uma maquete didática interativa para explicação nos conceitos de espaço-tempo e gravidade sob a ótica Einsteniana. Em sua teoria, a gravidade é a consequência de uma curvatura criada no espaço-tempo em virtude da presença de um corpo massivo, qualquer evento cósmico com força o suficiente para causar uma perturbação nessa malha espaço-tempo poderia produzir ondulações que se propagam pelo espaço: as ondas gravitacionais. É como se ganhássemos um novo sentido que nos permite saber o que está acontecendo onde até agora não víamos nada. Como as características sensoriais são inerentes ao tema abordado, a maquete didática construida possui características sensoriais que permitem que pessoas com dificuldades visuais ou auditivas compreendam e interajam com os temas científicos atuais. Acreditamos que o incentivo à ciência deva ocorrem para todas às pessoas, independente de suas dificuldades ou deficiências e que iniciativas como a nossa são fundamentais para sua concretização.
Referências bibliograficas:
FERREIRA, R. A., et al. O ESPAÇO E O TEMPO, ENTRE A CIÊNCIA E A FILOSOFIA: NOTAS PARA O ENSINO DE FÍSICA. Anais do VI Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências. Florianópolis, 2009.
COSTA, J. J. L., et al. ENSINO DE FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS: MÉTODOS E MATERIAIS UTILIZADOS NA MUDANÇA DE REFERENCIAL OBSERVACIONAL. Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências. Campinas, 2011.