Tecnologia Assistiva Aplicada à Brinquedo Pedagógico para Crianças com Deficiência Visual

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Andrise Lissa Preuss 1 ; Igor Yepes 2
1Aluna do ensino médio integrado - Técnico em Informática - Instituto Federal Farroupilha, e-mail: andrisepreuss@gmail.com 2Professor - Instituto Federal Farroupilha - Campus de Frederico Westphalen, e-mail: igor.yepes@iffarroupilha.edu.br

O aprendizado da criança com deficiência visual vem sendo motivo de muitas discussões na área da educação, visto que muitas vezes não se possuem os mecanismos de auxílio adequados à construção do aprendizado dessa criança. O ensino desse grupo de crianças exige de seus professores a oferta de atividades que as eduquem brincando, estimulando a interatividade desses alunos com os objetos. Considerando que nas escolas aumenta cada vez mais o número de alunos matriculados com deficiências visuais, em especial nos anos iniciais, pensar em um mecanismo funcional que possa auxiliar os professores e, ao mesmo tempo, proporcionar ao aluno um processo inclusivo imperceptível aos olhos dos demais alunos, é fundamental. O fato de existirem poucos mecanismos interativos de baixo custo e fácil acesso dificulta o processo de ensino e aprendizagem desse grupo de crianças. Por outro lado, existem dispositivos eletrônicos, como o Arduino, que permitem o desenvolvimento de objetos interativos pois dispõem de uma quantidade ampla de sensores e atuadores de baixo custo. Nesse sentido, a proposta desse projeto é o desenvolvimento de dois dados eletrônicos interativos, utilizando da plataforma de prototipagem Arduino, que podem vir a auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dessas crianças com deficiência visual. Para isso, foram analisados e selecionados os componentes eletrônicos e materiais necessários para a construção do protótipo, bem como estudadas a plataforma e sua respectiva linguagem de programação, para então projetar os dados em Arduino que se comunicarão entre si e emitirão, por meio de som, a soma das faces viradas para cima ao serem manuseados pelo aluno com deficiência visual. Assim, cria-se um mecanismo funcional utilizando de uma tecnologia de baixo custo, possibilitando levar a acessibilidade para dentro da sala de aula e auxiliar os professores na construção desse processo de ensino e aprendizagem.

Referências bibliograficas:

Palavras chaves: Tecnologias assistivas, arduino, deficientes visuais, inclusão

Obs.: Este resumo contém 294 palavras