Simuladores de Química

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Gabriel Pettenon Gubert 1 ; Lucas Guilherme Piovesan 2 ; Jairo José Manfio 3
1Téc. Informática, e-mail: jairomanfio@hotmail.com 2Téc. Informática, e-mail: jairomanfio@hotmail.com 3Prof. IFFar, e-mail: jairomanfio@hotmail.com

Os jovens adoram estar conectados à internet com seus smartphones, tablets ou até mesmo um computador de mesa. Então por que não utilizar os ótimos aplicativos existentes para estudar Química e outras ciências como forma de lazer e diversão? No caso da Química, é possível utilizar os simuladores para auxiliar na aprendizagem de conteúdos, pois permitem visualizar fenômenos e exercitar os símbolos, nomes e fórmulas que auxiliam na construção do conhecimento científico e de uma aprendizagem significativa. Tais aplicativos podem promover a integração do aluno no mundo digital com novas formas de acesso ao conhecimento, em diferentes ambientes de forma prazerosa e atual e possibilitam ampliar o nível de compreensão da Química por meio de simulações, modelos, exercícios, jogos e acesso a tabelas de dados disponíveis na rede e lojas virtuais. Esse trabalho de pesquisa tem por objetivo investigar os aplicativos disponíveis para tablets e smartphones que podem contribuir para a implementação e consolidação de estratégias de ensino e de aprendizagem de Química no contexto da mobilidade. Para tanto, será realizada uma varredura de busca na rede e classificação dos aplicativos disponíveis em categorias para a criação de um banco de pesquisas de aplicativos e simuladores de Química. Pretende-se ao final do trabalho disponibilizar o acesso aos aplicativos de ensino de Química na forma de um banco de consulta aberto aos estudantes do IFFar e demais visitantes da Mostra.

Referências bibliograficas:

GRESCZYSCZYN, M. C. C.; MONTEIRO, E. L.; Paulo CAMARGO, P. S. Aplicativos para o ensino de química: integração do ensino de Química com aplicativos educacionais para Smartphone. V Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia. Novembro de 2016.

NICHELE, A. G. e SCHLEMMER, A. Aplicativos para o ensino e aprendizagem de Química. CINTED – Novas Tecnologias. V. 12 Nº 2, dezembro, 2014

Palavras chaves: Ensino, Química, Dispositivos móveis, Aplicativos.

Obs.: Este resumo contém 231 palavras