Avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC) dos Alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFFar/FW

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Artur Decian Quatrin 1 ; Bernardo Bernardi de Sordi 2 ; Lucas Frizon Goulart 3 ; Rafael Henrique Sanderson Soardi 4 ; Daiani Finatto Bianchini 5 ; Fabrício Döring Martins 6
1QUATRIN, A. D., e-mail: fabricio.martins@iffarroupilha.edu.br 2SORDI, B. B. de, e-mail: bernardo290601@gmail.com 3GOULART, L. F., e-mail: fabricio.martins@iffarroupilha.edu.br 4 e-mail: rafaelsoardi@live.com 5BIANCHINI, D. F., e-mail: daiani.bianchini@iffarroupilha.edu.br 6MARTINS, F. D., e-mail: fabricio.martins@iffarroupilha.edu.br

Qualidade de vida e hábitos saudáveis são conceitos que, há algum tempo, têm sido debatidos amplamente pela nossa sociedade. Existem diversas maneiras que abordam esses temas nos mais variados meios de comunicação levando as mais variadas informações para as pessoas. A Organização Mundial de Saúde (OMS, 1995) recomenda a utilização do Índice de Massa Corporal (IMC) para o diagnóstico do estado nutricional de grupos populacionais por ser um método não-invasivo, válido e de baixo custo. Dessa forma prática, é muito simples as pessoas conhecerem o seu IMC. Nesse sentido, o presente trabalho pretende apresentar a necessidade de compreender a relação entre a prática de exercícios físicos e a complexidade de fatores coletivos e individuais que interferem no processo de saúde/doença. Para isso, durante as aulas de Educação Física, foram coletados os dados antropométricos de peso e estatura de todos os alunos do ensino integrado. Foram utilizados uma balança com monitor de gordura/hidratação com capacidade para 200kg e um estadiômetro de 2,20m. Os dados foram tabulados e serão apresentados em forma de gráficos tentando ilustrar o perfil antropométrico dos alunos dos Cursos integrados do Instituto Federal Farroupilha – Campus Frederico Westphalen. O trabalho tem a finalidade de despertar nas pessoas o interesse em compreender esses dados, conscientizando-as de sua autonomia sobre a sua própria qualidade de vida.

Referências bibliograficas:

Diretrizes brasileiras de obesidade 2009/2010 / ABESO - Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. - 3.ed. - Itapevi, SP : AC Farmacêutica, 2009.

Darido, S. C.; Rangel, I. C. A.; Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2005.

Mattos, M. G. de; Neira, M. G.; Educação física na adolescência: construindo o conhecimento na escola. São Paulo : Phorte Editora. 2000.

Palavras chaves: Educação física, qualidade de vida, índice de massa corporal, estatística.

Obs.: Este resumo contém 217 palavras