Os Perigos do Álcool

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Márcio Renato Winckler Batistella 1 ; Rafael Cézar 2 ; Rodrigo Poglia 3
1aluno, e-mail: rdpoglia@gmail.com 2aluno, e-mail: rafaelcezar@gmail.com 3Professor, e-mail: rdpoglia@gmail.com

O trabalho tem por objetivo chamar a atenção das pessoas sobre os perigos da manipulação de combustíveis em locais com possibilidades de formação de incêndios, e em especial, sobre uma prática bastante usual, que é o uso de álcool ou gasolina para atear fogo em fogões a lenha, lareiras ou churrasqueiras. Prática que tem provocado inúmeros acidentes graves, com sequelas muitas vezes irreparáveis ou até mesmo levando a morte das vítimas.

Com a intenção de levar mais informações às pessoas que virão prestigiar nossa Mostra de Ciências sobre os riscos do uso de combustíveis como meio propulsor de chama, nosso grupo propôs uma demonstração do poder do álcool quando vaporizado e posto em ignição ou em explosão. Para isso, iremos utilizar uma pequena “arma” feita de canos de plástico e papelão, que tem um poder incrivelmente forte para lançar objetos a uma longa distancia, quando da explosão em seu interior de uma pequena quantidade de álcool vaporizado, a qual é induzida pela faísca de um acendedor de fogão a gás. Além da demonstração faremos o uso de cartazes com noticias e dados estatísticos envolvendo esse tipo de acidente.

Referências bibliograficas:

Acidentes domésticos ainda são principal causa de morte de crianças até 9 anos. Disponível em www.brasil.gov.br/saude/2013/09/acidentes-domesticos-ainda-sao-principal-causa-de-morte-de-criancas-ate-9-anos. acessado em 12 de agosto de 2017.

Análise de 10 anos de casos de queimaduras por álcool com necessidade de internação em hospital. disponível em: http://www.rbqueimaduras.com.br/details/125/pt-BR/analise-de-10-anos-de-casos-de-queimaduras-por-alcool-com-necessidade-de-internacao-em-hospital-quaternario. acesso em 18 de agosto de 2017.

Álcool líquido vira ‘vilão’ dos casos de queimaduras em crianças. disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/06/alcool-liquido-vira-vilao-dos-casos-de-queimaduras-em-criancas.html. acesso em 15 de agosto de 2017.

Palavras chaves: Combustíveis, Fogo, Acidentes

Obs.: Este resumo contém 187 palavras