Análises de Relações Raciais Através de Discursos e Práticas no Contexto de uma Instituição Educacional de Ensino Médio, Técnico e Tecnológico

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Marieli de Souza 1 ; Natalia dos Santos Klein 2 ; Tífani Bernardi de Quadros 3 ; Mariane Martins Rapôso 4
1 e-mail: marielisouza99544930@gmail.com 2 e-mail: natalia.klein06@gmail.com 3 e-mail: tifalindinhaa@gmail.com 4 e-mail: mariane.raposo@iffarroupilha.edu.br

O presente projeto tem como tema o reconhecimento e a reflexão de aspectos e heranças da cultura afro-brasileira e o racismo presentes em nossa sociedade. Por vezes, a cultura afro-brasileira e o racismo são vistos como questões distantes da realidade cotidiana em que os sujeitos da pesquisa estão inseridos. O projeto aqui apresentado propõe o contato com tal cultura através de bens que a representem e, por meio deste contato, a reflexão sobre outros apontamentos suscitados. Busca-se assim indicar o quão recorrentes são essas questões e como podem passar de forma encoberta, tornando-se banalizadas. Desta feita, espera-se com esta pesquisa promover caminhos para possibilitar a análise mais aprofundada das relações raciais intrínsecas, apontando como estas são refletidas em ações na sociedade. O processo será desenvolvido através de um levantamento em redes sociais revelando a presença de publicações que expressam teor racial ofensivo. Em seguida, será realizada uma pesquisa quantitativa tendo como público-alvo estudantes e servidores de uma instituição de ensino de ensino médio, técnico e tecnológico sobre a percepção dos mesmos em relação ao racismo e o comportamento diante das relações raciais. Será utilizado como mecanismo de sensibilização o contato com aspectos e símbolos da cultura afro-brasileira presentes em nossa sociedade. Assim, objetiva-se oferecer meios para desenvolver processos de reflexão individual, mudança e construção de uma sociedade menos preconceituosa, e assim mais justa e igualitária.

Referências bibliograficas:

Palavras chaves: Racismo; Relações Raciais na Escola; Cultura Negra e Imaginário Popular

Obs.: Este resumo contém 225 palavras