Reflexões e Pesquisas para Produção Textual, de Alunos de Ensino Médio, Sobre Coleta Seletiva do Lixo e Reciclagem

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Isaías do Amaral de Castro 1 ; Jeferson Ochôa Lourenço 2 ; Elis Angela Botton 3 ; Marcia Rejane Kristiuk 4
1IFFarroupilha - Campus Frederico Westphalen, e-mail: elis.botton@iffarroupilha.edu.br 2IFFarroupilha - Campus Frederico Westphalen, e-mail: elis.botton@iffarroupilha.edu.br 3IFFarroupilha - Campus Frederico Westphalen, e-mail: elis.botton@iffarroupilha.edu.br 4IFFarroupilha - Campus Frederico Westphalen, e-mail: marcia.kristiuk@iffarroupilha.edu.br

Uma instituição educacional desempenha efetiva contribuição social na formação humana, desde que a educação tenha um papel importante na construção da cidadania, conforme analisa Severino, 2000. Assim, a proposta deste projeto é trabalhar com uma pesquisa sobre como é feita a coleta seletiva do lixo nas cidades dos alunos de turmas de segundos anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal Farroupilha, campus Frederico Westphalen (RS). A intervenção visou ampliar os conhecimentos dos alunos para além da sala de aula e fazer com que entendam que a separação e reciclagem do lixo são necessárias na sociedade atual. Neste sentido, foram construídas, com os alunos, produções textuais em forma de “artigo de opinião”. Segundo Rosa (2012) a linguagem só se realiza na interação com o outro. Então, a linguagem recria-se quando os sujeitos são vistos como construtores sociais, pois é por meio da interação verbal, de diálogos entre os interlocutores que ocorrem as trocas e a construção de conhecimentos. A metodologia da atividade ocorreu com a realização de uma pesquisa/entrevista sobre como é a coleta seletiva do lixo nas cidades de origem dos estudantes (os alunos desta instituição vêm de diferentes cidades para frequentar os cursos técnicos). A atividade foi desenvolvida nas aulas de Língua Portuguesa como forma de produção textual e reflexão da realidade em relação ao tema: Coleta Seletiva e Reciclagem do Lixo. Para realizar a atividade os alunos levaram um roteiro com questionamentos que serviu para entrevistarem familiares e vizinhos, a fim de verificar se eles compreendem a importância da coleta seletiva do lixo e como costumam separá-lo em suas casas. Buscaram informações na prefeitura para sondar se há ações de coleta seletiva no município e, consequentemente, se foi feito um trabalho de conscientização da população em relação ao tema e se há um lugar que promove o destino correto do lixo, ou ainda, possuem práticas de reciclagem? Em relação aos resultados e discussões, observou-se que há municípios que vem trabalhando para melhorar as condições da separação do lixo, porém, em alguns casos as ações são pequenas intervenções que as escolas fazem; em outros a prefeitura realiza um projeto, mas não se preocupa em educar o povo com formações e informações e, também, não possuem destino certo para o lixo. Há ainda exemplos de que existem projetos, campanhas, mas ainda é necessário a população conscientizar-se sobre a separação do lixo em suas residências para haver a cooperação mútua que resultará em uma realidade de mais qualidade de vida e vai se evitar a poluição do meio ambiente. As produções dos alunos exigiram que eles realizassem várias leituras, resgatassem dados do cotidiano, elaborassem suas ideias sobre o tema e falassem a respeito delas, o que contribuiu para a apropriação desse conhecimento que poderá ser utilizado em outros momentos de suas vidas. A proposta em produzir um artigo de opinião oportunizou o aprimoramento do discurso do aluno ao interagir com uma temática que faz parte da vida social dele. Este texto foi motivado também para realizar um concurso de redações como forma de incentivo ao trabalho de produzir seus próprios textos. Também, serão premiadas as três melhores redações das quatro turmas de segundos anos que a instituição possui nos cursos Técnico em Agropecuária e Técnico em Informática, integrado ao ensino médio.

Referências bibliograficas:

SEVERINO, Antônio J. Educação, Trabalho e Cidadania: a educação brasileira e o desafio da formação humana no atual cenário histórico. São Paulo Perspec. São Paulo, vol.14, n.2, abr./jun. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392000000200010

ROSA, Douglas Corrêa da. A Produção de Texto como Prática Social. Anais do SIELP. Volume 2, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2012. ISSN 2237-8758. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/06/volume_2_artigo_097.pdf

Palavras chaves: Artigo de opinião. Coleta seletiva. Reciclagem. Ações de Conscientização.

Obs.: Este resumo contém 547 palavras