Duolingo: Uma Metodologia, Uma Ferramenta Virtual, Um Aplicativo para Aprendizagens de Línguas Adicionais na Escola

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Luan Zanella 1 ; Mauricio Debastiani Piaia 2 ; Mayã Jacinto 3 ; Otávio Augusto Zottis 4 ; Mariane Frigo Denardin 5
1Aluno da turma 21, e-mail: luanzanella2016@gmail.com 2Aluno da turma 12, e-mail: mauriciopiaia123@gmail.com 3Aluno da turma 12, e-mail: mariane.denardin@iffaroupilha.edu.br 4Aluno da turma 21, e-mail: otaviozottis@bol.com.br 5Professora de Língua Inglesa IFFAR, e-mail: mariane.denardin@iffarroupilha.edu.br

IFFar - Campus Frederico Westphalen

MARIANE FRIGO DENARDIN 1 ; LUAN ZANELLA 2 ; MAURICIO DEBASTIANI PIAIA 3 ; MAYÂ JACINTO 4 ; OTÁVIO AUGUSTO ZOTTIS 5

1Professora de Língua Inglesa IFFAR, e-mail: mariane.denardin@iffaroupilha.edu.br 2Aluno da turma 21 IFFAR, e-mail: luanzanella2016@gmail.com3 Aluno da turma 12 do IFFAR, e-mail: mauriciopiaia123@gmail.com4 Aluno da turma 12 IFFAR, e-mail: turma12iffar@gmail.com Aluno da turma 21 do IFFAR, e-mail:otaviozottis@bol.com.br.

O presente trabalho objetiva relatar os pontos positivos e negativos do aplicativo duolingo fora e dentro da sala de aula de língua inglesa de quatro turmas de 1ºs anos e três turmas de 2º anos dos Cursos Integrados ao Ensino Médio do IFFAR- Campus Frederico Westphalen. O duolingo é um aplicativo utilizado para o ensino de línguas adicionais via web, IOS, Android ou Windows Phone. Esse aplicativo contém lições sobre diversos temas como cores, profissões, atividades físicas e outras. Os exercícios envolvem a leitura, a escrita e a audição, proporcionando a memorização de vocabulário e estruturas da língua. Ao se conectar ao aplicativo, começamos a “jogar”, passando por níveis e fases, pontuando como se fosse um jogo online. A professora ou professor pode ter acesso a nossa pontuação, pois existe a opção compartilhar progresso. A partir desse mecanismo podemos ser avaliados pelo professor/a. Aplicamos um questionário para as turmas que utilizaram o duolingo dentro e fora da sala de aula de língua inglesa a fim de obtermos avaliações sobre o aplicativo e seu uso. Acreditamos na relevância desse trabalho diagnóstico para que alunos e professores visualizem formas e instrumentos que motivem o ensino-aprendizagem de línguas adicionais no espaço escolar.

Referências bibliograficas:

Aplicativo duolingo disponível em https://www.duolingo.com/.

Palavras chaves: Ensino - Língua Inglesa - ferramenta

Obs.: Este resumo contém 264 palavras