IFFar - Campus Frederico Westphalen
O conceito de acessibilidade ultrapassa dimensões arquitetônicas e urbanísticas como, por exemplo, o planejamento e a construção de rampas de acesso, pisos táteis e banheiros adaptados. Tratam-se de aspectos que não podem ser desconsiderados nas condições de acessibilidade, no entanto, as demais dimensões implicadas como o acesso à informação e a comunicação igualam-se em relevância. Por esta razão, as tecnologias da informação e da comunicação, por meio de softwares especializados ou mesmo dispositivos de hardware adaptados, possuem potenciais para promover a acessibilidade comunicativa para pessoas que, por situações oriundas de uma deficiência sensorial, como a surdez ou outras condições não associadas, diretamente, a um quadro de deficiência tenham viabilizadas formas de comunicarem-se e assim expressarem seus desejos, emoções e necessidades. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é desenvolver um software utilizando tecnologias web para auxiliar pessoas surdas a estabelecerem um processo de comunicação inicial em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e assim interagirem com outras pessoas sejam estas surdas ou ouvintes. Em termos metodológicos, a construção do software apresenta-se da seguinte forma: uma interface web (uma página) será apresentada ao usuário com um conjunto de elementos de comunicação como: pronomes, verbos, substantivos e adjetivos. Cada elemento será identificado por sua palavra e o sinal em Libras. Ao clicá-lo, o software irá reproduzir um arquivo de áudio correspondente à expressão falada do referido elemento, bem como sua animação representada através da Libras. Uma versão preliminar do software está disponível no endereço: https://goo.gl/QRVFZz. Trata-se de uma ferramenta ainda em desenvolvimento, mas que indica perspectivas no auxílio à comunicação de pessoas surdas assim como no próprio aprendizado da Libras e da língua portuguesa escrita por este público, na medida em que o vocabulário no software poderá ampliar-se gradativamente. Além disso, propicia o aprendizado e difusão da Libras pelos usuários ouvintes.
Referências bibliograficas: