Eficacia do Extrato de Lentilha como Indutor de Enraizamento de Estaca Lenhosa do Ginkgo Biloba

IFFar - Campus Frederico Westphalen

Ana Claudia Franceschi de Lima 1 ; Évilin Thaiane Agostini 2 ; Kathielly Loronha Tavares 3 ; Wolmar Trevisol 4
1Aluna, e-mail: anafranchesqui@gmail.com 2Aluna, e-mail: evelinagostini2@gmail.com 3Aluna, e-mail: tavareskathielly@gmail.com 4Dr. Prof. Wolmar Trevisor, e-mail: wolmar.trevisol@iffarroupilha.edu.br

A planta Ginkgo biloba é de origem chinesa, considerada um fóssil vivo, pois existia há mais de 150 milhões de anos. São árvores caducas, isto é, que perdem todas as folhas no inverno. Esta planta é utilizada para: no paisagismo como uma planta muito decorativa e também como uma planta medicinal. Lentilha (Lens esculenta Medik, família Fabaceae) é uma planta herbácea, com ciclo de vida anual, da família das leguminosas. O fruto é uma vagem pequena e achatada que contém duas sementes acinzentadas, mais grossas no centro que nas bordas, ricas em proteínas, vitamina B, substância que atua como indutor de enraizamento. A estaquia é uma técnica que consiste em promover o enraizamento de partes da planta, podendo ser ramos, raízes, folhas. Justificativa: O projeto justifica-se pela importância de conhecermos esta técnica de propagação vegetativa por estaca lenhosa, na cultura do Ginkgo biloba. Objetivo: i) avaliar a eficiência do extrato lentinha como indutor de enraizamento da estaca lenhosa na cultura do Ginkgo biloba. Metodologia: A pesquisa foi realizada com 60 estacas, 30 utilizando extrato de lentinha e 30 sem uso do extrato. Etapas: i) pesquisa sobre assunto; ii) colocar sementes de lentinha em água por 48 horas; iii) triturar 100 gramas sementes germinadas para 1000 mL de água; iv) coar o extrato; v) colocar base das estacas na solução por 2 horas; vi) plantio das estacas; vii) verificação das estacas enraizadas (brotaram); viii) preparo da estaca (20 cm comprimento), corte bisel na ponta e corte transversal na base; ix) plantar as estacas numa embalagem com substrato comercial; x) contagem das estacas enraizadas e não enraizadas: com ou sem extrato de lentilhas; xi) análise da porcentagem de cada método estudado.

Referências bibliograficas:

GOMES, A. L. Propagação clonal: princípios e particularidades. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 1987. 69 p.

TREVISOL, W. Apostila de Jardinocultura. CAFW. 2017.

VIEIRA, R.F. Leguminosas graníferas. Viçosa-MG, Editora UFV. 206p. 2001.

Palavras chaves: Estaca; lentilha; extrato;

Obs.: Este resumo contém 281 palavras