Produção de Charque de Carne Caprina

Colégio Agrícola de Frederico Westphalen

GABRIEL FELIMBERTI 1 ; MATEUS DE QUADROS 2 ; MATEUS STRADA 3 ; VINICIUS MACHADO DA SILVA 4 ; NILVO ZATTA 5
1 e-mail: nilvozatta@smail.ufsm.br 2Colégio Agrícola de Frederico Westphalen, e-mail: mtsdqdrs037@gmail.com 3 e-mail: nilvozatta@smail.ufsm.br 4 e-mail: nilvozatta@smail.ufsm.br 5 e-mail: nilvozatta@smail.ufsm.br

O charque é uma carne salgada e seca ao sol com o objetivo de mantê-la própria ao consumo por mais tempo. Tem uma salga e exposição solar maiores que outras carnes dessecadas; sendo empilhada como mantas em lugares secos para desidratação. Não é raro a utilização dos termos charque, carne-seca e carne de sol como sinônimos; no entanto a diferença reside basicamente no modo de preparação. O charque é principalmente feito de carne bovina, e por meio deste projeto iremos inova-lo com carne de cabrito.

Referências bibliograficas:

FELÍCIO, Pedro Eduardo de. CHARQUE: Um produto típico nacional que deveria receber mais atenção. Revista ABCZ, ano 1, n.6, p.54, (jan./fev.), 2002. Faculdade de Engenharia de Alimentos da UNICAMP. Disponível em: http://www.fea.unicamp.br/deptos/dta/carnes/files/ABCZrevista06.pdf. Acesso em 31 aut 2012.

Palavras chaves: Charque, carne de cabrito, conservação.

Obs.: Este resumo contém 85 palavras