E. E. E. F. Herculino Baldissarella (Ronda Alta)
É um sistema de reciclagem do lixo orgânico caseiro, com as minhocas transformando lixos caseiros em adubo. Isso rola dentro de caixas plásticas cheias de terra, onde as operárias comem as sobras de comidas, digerindo esse material e gerando um húmus superfértil no lugar. Se esse material entrasse na dieta das minhocas domésticas, por dia teríamos nada menos que 86 mil toneladas fresquinhas de húmus.
Nós escolhemos esse trabalho pois é um trabalho onde nós do grupo entre outras pessoas aprendemos mais sobre minhocas, reciclagem de materiais orgânicos, trabalhar a questão do lixo orgânico e o trabalho dos detritívoros e decompositores na cadeia alimentar a construção do minhocário permitirá com que nós do grupo entre outras pessoas conheçam uma representação do habitat desses animais. O minhocário aproveita o trabalho sustentável desses anelídeos, fazendo uso das minhocas e é um projeto que não necessita de um grande investimento, o minhocário é um projeto que pode ser feita em apenas uma caixa transparente, mas pode ser feito em grandes recipientes com vários andares.
A terra comum será importante como abrigo para as minhocas nessa fase inicial, visto que nem todas apreciam resíduos muito frescos, e também para controlar o processo de fermentação que pode acontecer. A terra, juntamente com as folhas secas, garante a inoculação do ambiente com micro-organismos, que também são importantes no processo de decomposição da matéria orgânica, além das minhocas. A minhoca pode comer o equivalente ao peso dela por dia, porém pode ficar sem comer até três meses. O minhocário deverá ser montado o mais rápido possível, para poder mostrar a produção de húmus. Enquanto as pessoas usam adubos químicos em hortas e plantações, o adubo orgânico o substitui de uma forma mais sustentável e fácil. É também aproveita o lixo orgânico que iria ser destinado à poluição.
Referências bibliograficas: