Melhoramento Genético Animal: Uma Ferramenta para Produção de Leite no RS

IFFar - Campus Frederico Westphalen

GUILHERME CEZAR LEMES 1 ; JEREMIAS SAVIANO MACHADO 2 ; LUAN ZANELLA 3 ; TOMAS RIBOLI SALLA 4 ; ADRIANO ALVES JORGE 5 ; ALISSON MINOZZO DA SILVEIRA 6
1Aluno do 1º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado do IFFar - Campus Frederico Westphalen, e-mail: adriano.jorge@iffarroupilha.edu.br 2Aluno do 1º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado do IFFar - Campus Frederico Westphalen, e-mail: adriano.jorge@iffarroupilha.edu.br 3Aluno do 1º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado do IFFar - Campus Frederico Westphalen, e-mail: adriano.jorge@iffarroupilha.edu.br 4Aluno do 1º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado do IFFar - Campus Frederico Westphalen, e-mail: adriano.jorge@iffarroupilha.edu.br 5Professor do IFFar - Campus Frederico westphalen, e-mail: adriano.jorge@iffarroupilha.edu.br 6co-orienador, e-mail: alisson.silveira@iffarroupilha.edu.br

A bovinocultura de leite é uma atividade bastante desenvolvida em propriedades rurais da região noroeste e em outras regiões do RS. Os produtores de gado leiteiro buscam de forma incessante a melhoria genética e o aumento da produção no rebanho leiteiro. A raça Holandesa é uma das mais utilizadas em cruzamentos comerciais no Brasil e uma das qualidades de destaque é a sua alta produtividade de leite. A facilidade de acesso ao material genético de todas as partes do mundo, com a padronização das avaliações genéticas e os métodos de conservação e transporte de sêmen, além dos avanços da biotecnologia, são fatores que fazem do cruzamento de animais geneticamente superiores, uma ferramenta cada vez mais eficiente para a melhora dos índices produtivos. O cruzamento entre animais de raças diferentes e de alto padrão genético é uma forma de conseguir melhorias e incrementos de produtividade nos animais. No melhoramento genético de gado de leite, a seleção é um processo pelo qual vacas e touros são escolhidos para serem mantidos no rebanho, com a finalidade de produzirem descendentes de alto padrão genético. Na seleção de vacas, dois critérios podem ser empregados: a capacidade mais provável de produção, que permite realizar uma previsão da sua produção em lactações futuras com base em lactações passadas, e o seu valor genético para produção, que é estimado usando-se registro de produção da própria vaca e informações de parentes, que serve para selecionar as matrizes que deverão ser mães das novas gerações de novilhas de reposição. O objetivo deste trabalho é expor, através de apresentação de vídeos e imagens, como pode ser feito o cruzamento entre animais de raças diferentes, na intenção de obter animais geneticamente superiores. O trabalho foi realizado nas propriedades de dois integrantes do grupo, através da observação de animais oriundos de inseminação artificial.

Referências bibliograficas:

SILVA, G. SOUSA; COSTA, E; BERNARDO, F.A. GROFF, F. H. S;TODESCHINI, B;SANTOS, D. V E MACHADO, G. PANORAMA DA BOVINOCULTURA NO RIO GRANDE DO SUL. Acta ScientiaeVeterinariae.42: 1215. 2014.

BAIRROS, A. de. As Transformações na Cadeia Produtiva do Leite: o caso do distrito São Bento, Carazinho, RS. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2009.

Palavras chaves: Gado de leite; genética; inseminação

Obs.: Este resumo contém 300 palavras