Análise aa Adequação Nutricional das Refeições de uma Escola Técnica - Um Estudo de Caso

Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato

CARINE MEIER 1 ; EDUARDO LOPES 2 ; FÁBIO CADONÁ 3 ; EMERSON BRIGNONI COSTA 4
1 e-mail: carine.meier@hotmail.com 2 e-mail: edulopes001@hotmail.com 3 e-mail: fabiocadona@hotmail.com 4 e-mail: emersonbrignoni@bol.com.br

O padrão alimentar adotado pelos estudantes é de extrema importância, principalmente quando associado com crescimento e desenvolvimento. Assim, questiona-se se as escolas alcançam os objetivos do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) em ofertar uma alimentação saudável, favorecendo a escolha por alimentos que supram as necessidades de manutenção e promoção da saúde dos alunos. Este estudo objetiva identificar se as necessidades energéticas, de macronutrientes e micronutrientes, dos alunos da Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato de Palmeira das Missões – RS estão sendo atendidas. Procurou-se identificar discrepâncias no que tange à distribuição das refeições quanto ou seu valor calórico total, a oferta dos macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídios), os micronutrientes mais importantes com relação à faixa etária estudada são a Vitamina A, Vitamina C, Colesterol, Ferro, Zinco, Magnésio e o Cálcio posteriormente confrontaram-se os dados coletados com as recomendações do PNAE. Dessa forma o estudo permitiu sugerir eventuais melhorias na oferta de alimentos e na qualidade das refeições servidas pela Instituição, procurando enfatizar a importância da alimentação saudável no ambiente escolar, bem como a opinião dos alunos. Os resultados demonstram a importância que as escolas devem ter com a alimentação de seus estudantes, salientando que a oferta de uma alimentação saudável no ambiente escolar também participa como fator de educação nutricional desta população.

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Palavras chaves: Alimentação Escolar, Saúde, Prevenção

Obs.: Este resumo contém 212 palavras