Biodigestores e sua Importância para a Suinocultura

IFFar - Campus Frederico Westphalen

AGTON OCHOA BARBOSA 1 ; BRYAN SANTOS MOLINARI 2 ; JULIANO LIMA MOURA 3 ; MAICON ANDRÉ MARCOLIN 4 ; ADRIANO ALVES JORGE 5 ; MARCELO LUIZ SEIBERT 6
1Aluno do 1º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado do IFFar - Campus Frederico Westphalen, e-mail: adriano.jorge@iffarroupilha.edu.br 2Aluno do 1º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado do IFFar - Campus Frederico Westphalen, e-mail: adriano.jorge@iffarroupilha.edu.br 3Aluno do 1º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado do IFFar - Campus Frederico Westphalen, e-mail: adriano.jorge@iffarroupilha.edu.br 4Aluno do 1º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado do IFFar - Campus Frederico Westphalen, e-mail: adriano.jorge@iffarroupilha.edu.br 5Professor do IFFar - Campus Frederico Westphalen, e-mail: adriano.jorge@iffarroupilha.edu.br 6co-orienador, e-mail: marcelo.seibert@iffarroupilha.edu.br

A suinocultura no Norte do Rio Grande do Sul tem evoluído sensivelmente nas últimas décadas, atividade suinícola tem causado grandes problemas ambientais, poluição dos recursos naturais, grande parte dos dejetos é lançada no solo sem critérios e em cursos de água sem tratamento prévio. Para reduzir esses problemas, muitas granjas tem utilizado um sistema de tratamento de dejetos chamado Biodigestor, que é um equipamento usado para a produção de biogás – uma mistura de gases produzida por bactérias anaeróbicas durante o processo de degradação de material orgânico, geralmente oriundo da higienização das baias dos suínos e queé convertido em gás metano.As condições ideais para as bactérias anaeróbicas existirem no biodigestor são: inexistência de ar, temperatura adequada (entre 15°C e 45°C), nutrientes e elevado teor de água (90 a 95 % de umidade em relação ao peso).Depois de processado o substrato gerado no tanque de fermentação deve ser direcionado a um tanque de decantação onde fica em repouso, antes de ser disponibilizado para uso como biofertilizante.O biogás produzido pode ser usado como combustível para alimentar motores que geram energia elétrica, como uma fonte alternativa desta e além disso, pode ser usado como um sistema alternativo de tratamento de esgotos humanos para pequenas comunidades urbanas. O objetivo deste trabalho é de apresentar, através de uma maquete, um modelo de biodigestor para granjas de suínos, com o intuito de esclarecer e conscientizar os produtores e alunos da região, sobre a importância desse método de tratamento de dejetos, inclusive para a preservação do meio ambiente, por reduzir os efeitos de degradação ambiental (poluição e contaminação solo e água), bem como uma fonte alternativa de energia sustentável.

Referências bibliograficas:

ALMEIDA, G.V. B. P.BIODIGESTÃO ANAERÓBICA NA SUINOCULTURA. Trabalho de conclusão de curso, Centro Universitário Das Faculdades Metropolitanas Unidas- Fmu. São Paulo – SP, 2008. Disponível em: . Acesso em 25/08/2016.

BEZERRA, K. L. P.; FERREIRA,A. H. C;CARDOSO, E. S;MONTEIRO, J. M; AMORIM, I. S; JÚNIOR, H. A. S; SILVA, R. N.USO DE BIODIGESTORES NA SUINOCULTURA. REVISTA ELETRÔNICA NUTRITIME Artigo 275, V. 11, N. 05, p. 3714– 3722.2014.

Palavras chaves: Biogás; dejetos; fermentação; suínos

Obs.: Este resumo contém 274 palavras