IFFar - Campus Frederico Westphalen
Erosão do solo é um processo de deslocamento de terra ou rochas de uma superfície, podendo ser causado pela chuva, vento ou por ações humanas. Na agricultura, a erosão se dá em função da retirada da cobertura vegetal, fazendo com que o solo perca a sua consistência e a água que antes infiltrava nas raízes passa a infiltrar diretamente no solo causando instabilidade. Os fatores podem ser corrigidos ou evitados através da não retirada ou implantação de coberturas vegetais no solo, planejamento de qualquer tipo de construção, monitoramento de mudanças do solo e reflorestamento de áreas devastadas.
A integração lavoura-pecuária- floresta (ILPF) é uma estratégia de produção que integra diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área. Pode ser feita em cultivo consorciado, em sucessão ou em rotação, de forma que haja benefício mútuo para todas as atividades.
Esta forma de sistema integrado busca otimizar o uso da terra, elevando os patamares de produtividade, diversificando a produção e gerando produtos de qualidade. Com isso reduz a pressão sobre a abertura de novas áreas.
Entre os principais benefícios da ILPF estão: a otimização e intensificação da ciclagem de nutrientes no solo; o melhoramento da qualidade e conservação das características produtivas do solo; a manutenção da biodiversidade e sustentabilidade da agropecuária; a melhoria do bem-estar animal em decorrência do conforto térmico e melhor ambiência; a diversificação da produção; o aumento da produção de grãos, fibras, carne, leite e produtos madeireiros e não madeireiros; entre outros. Para tanto, o trabalho será demonstrado em forma de maquete, onde serão alocados as mais diversas formas de distribuição das produções de interesse agrícola sem afetar o meio ambiente e principalmente, controlando a erosão do solo.
Referências bibliograficas: