Construção de Drone Quadricóptero

E. E. E. B. Sepé Tiaraju (Frederico Westphalen)

ADRIEL PORTELLA 1 ; JAQUELINE BOMBANA DA SILVA 2 ; LUIZ HENRIQUE DONIN 3 ; MATHEUS PEDRETTI 4 ; SIMONE GIACOMELLO 5
1 e-mail: Simonegiacomello@hotmail.com 2 e-mail: jaqueline2011.98@live.com 3 e-mail: simonegiacomello@Hotmail.com 4 e-mail: simonegiacomello@hotmail.com 5 e-mail: simonegiacomello@hotmail.com

O crescente papel da matemática na sociedade atual em razão da difusão cada vez maior da tecnologia da informação e áreas correlatas contrasta com o pouco interesse mostrado por muitos alunos em relação a essa matéria no ensino médio. Nesse sentido, a construção amadora de drones, enquanto atividade interdisciplinar profundamente dependente de conhecimentos de matemática, física, eletrônica e programação de computadores, caracteriza-se como uma atividade muito instrutiva cuja exploração no meio educacional serve ao propósito de estimular a assimilação e o aprofundamento de conteúdos trabalhados em sala de aula, além de trazer para a realidade do ensino médio temas normalmente abordados em cursos de ensino superior. Dessa forma, com vistas à compreensão dos aspectos matemáticos da construção de um drone, buscou-se estudar os seus diversos mecanismos de funcionamento, tais como seus meios de propulsão, controle via rádio, seus circuitos eletrônicos, a programação dos microcontroladores responsáveis pelo controle da aeronave e os conceitos aerodinâmicos fundamentais associados ao voo do drone.

CO-AUTORES: ANDRIELI CRISTINI DE VASCONCELO, IGOR YUNES PRÁ.

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Palavras chaves: Drones, Quadricópteros

Obs.: Este resumo contém 166 palavras