E. E. E. B. Sepé Tiaraju (Frederico Westphalen)
O crescente papel da matemática na sociedade atual em razão da difusão cada vez maior da tecnologia da informação e áreas correlatas contrasta com o pouco interesse mostrado por muitos alunos em relação a essa matéria no ensino médio. Nesse sentido, a construção amadora de drones, enquanto atividade interdisciplinar profundamente dependente de conhecimentos de matemática, física, eletrônica e programação de computadores, caracteriza-se como uma atividade muito instrutiva cuja exploração no meio educacional serve ao propósito de estimular a assimilação e o aprofundamento de conteúdos trabalhados em sala de aula, além de trazer para a realidade do ensino médio temas normalmente abordados em cursos de ensino superior. Dessa forma, com vistas à compreensão dos aspectos matemáticos da construção de um drone, buscou-se estudar os seus diversos mecanismos de funcionamento, tais como seus meios de propulsão, controle via rádio, seus circuitos eletrônicos, a programação dos microcontroladores responsáveis pelo controle da aeronave e os conceitos aerodinâmicos fundamentais associados ao voo do drone.
CO-AUTORES: ANDRIELI CRISTINI DE VASCONCELO, IGOR YUNES PRÁ.
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