Aromas: Extraindo Óleos Essenciais com Materiais Alternativos

IFFar - Campus Frederico Westphalen

BRUNO DOS SANTOS 1 ; EDUARDA PIRES MAFALDA 2 ; ELYN SOARES CHICATTE 3 ; SAYMON ROODES MATTOS RODRIGUES 4 ; ANA PAULA DOS SANTOS FARIAS 5
1 e-mail: bruno321dos.santos@gmail.com 2 e-mail: chicatteelyn@hotmail.com 3 e-mail: chicatteelyn@hotmail.com 4 e-mail: saymonroodes@hotmail.com 5 e-mail: anapaula.farias@iffarroupilha.edu.br

Os óleos essenciais podem ser extraídos de vegetais que possuem substâncias de aroma agradável como eugenol (manjericão), citral (capim limão), acetato de lanalina (laranja da terra), citronelal (citronela) e cinamaldeído (canela) em sua composição. Os óleos podem ser extraídos de raízes, caules, folhas, flores ou de todas as partes de plantas. A técnica mais comum de extração dos óleos essenciais de plantas é a destilação por arraste a vapor, que é considerado um método eficiente e de baixo custo. Esta técnica consiste num processo de separação de misturas que utiliza a água como solvente para volatilizar as substâncias que conferem o aroma característico dos óleos essenciais. Sendo assim desenvolveu-se este projeto visando motivar os alunos ao estudo das disciplinas científicas, mostrar a importância das ciências e sua relação com o nosso cotidiano e contribuir para o ensino e aprendizagem dos conteúdos de Química. Para fazer a extração de óleos essenciais utilizou-se o método de arraste por vapor com materiais alternativos, para mostrar que o processo pode ser realizado por escolas que não tem recursos para obter os equipamentos necessários para o laboratório. Esses óleos possuem grande importância industrial, sendo empregados nas indústrias cosmética, alimentícia, farmacêutica e também na produção de perfumes.

Referências bibliograficas:

GUIMARÃES, P. I. C; OLIVEIRA, R. E. C.; ABREU, R. G. Extraindo óleos essenciais de plantas. Revista Química Nova na Escola, n 11, maio, 2000.

BIZZO, H. R.; HOVELL, A. M. C.; REZENDE, C. M. Óleos essenciais no Brasil: aspectos gerais, desenvolvimento e perspectivas. Quim. Nova, vol. 32, n. 3, 588-594, 2009.

Palavras chaves: óleos essenciais; extração; aromas

Obs.: Este resumo contém 201 palavras