IFFar - Campus Frederico Westphalen
Os óleos essenciais podem ser extraídos de vegetais que possuem substâncias de aroma agradável como eugenol (manjericão), citral (capim limão), acetato de lanalina (laranja da terra), citronelal (citronela) e cinamaldeído (canela) em sua composição. Os óleos podem ser extraídos de raízes, caules, folhas, flores ou de todas as partes de plantas. A técnica mais comum de extração dos óleos essenciais de plantas é a destilação por arraste a vapor, que é considerado um método eficiente e de baixo custo. Esta técnica consiste num processo de separação de misturas que utiliza a água como solvente para volatilizar as substâncias que conferem o aroma característico dos óleos essenciais. Sendo assim desenvolveu-se este projeto visando motivar os alunos ao estudo das disciplinas científicas, mostrar a importância das ciências e sua relação com o nosso cotidiano e contribuir para o ensino e aprendizagem dos conteúdos de Química. Para fazer a extração de óleos essenciais utilizou-se o método de arraste por vapor com materiais alternativos, para mostrar que o processo pode ser realizado por escolas que não tem recursos para obter os equipamentos necessários para o laboratório. Esses óleos possuem grande importância industrial, sendo empregados nas indústrias cosmética, alimentícia, farmacêutica e também na produção de perfumes.
Referências bibliograficas:
GUIMARÃES, P. I. C; OLIVEIRA, R. E. C.; ABREU, R. G. Extraindo óleos essenciais de plantas. Revista Química Nova na Escola, n 11, maio, 2000.
BIZZO, H. R.; HOVELL, A. M. C.; REZENDE, C. M. Óleos essenciais no Brasil: aspectos gerais, desenvolvimento e perspectivas. Quim. Nova, vol. 32, n. 3, 588-594, 2009.