IFFar - Campus Frederico Westphalen
Atualmente o Brasil é o 3º maior produtor e lidera o ranking mundial de maior exportador de carne de frango, onde a comercialização deste produto representa em torno 1,5% do PIB nacional. Da carne de frango produzida no Brasil, 70% são destinadas ao mercado doméstico, com consumo médio de 43,25 kg por habitante ao ano e os 30% restantes, são exportados para mais de 150 países. Tanto os países importadores da carne de frango brasileira, quanto a sociedade de maneira geral, vêm cobrando boas práticas de produção (BPP), onde entra a importância de criar animais atendendo as normas de bem estar animal (BEA). Este trabalho visa apresentar uma maquete de um aviário, detendo-se nos principais pontos relacionados ao BEA para aves de corte, os quais proporcionam métodos de criações adequados, colaborando para que se tenha um aumento na produtividade dos animais, aliado a qualidade dos produtos produzidos, gerando aumento nos lucros relacionados à atividade avícola. Será realizada uma maquete de um aviário de corte, utilizando madeira, isopor, lona, chapa de PVC, tela anti-insetos, cola quente, canudos de plásticos, pregos e parafusos, cartolina, coolers, tinta guache e bomba de aquário. Serão demonstrados os principais equipamento e manejos que interferem no bem estar animal, tais como: exaustores, aquecedores, cortinas para proteção contra vento e manutenção de temperatura de conforto dos animais, cama, armazenamento e distribuição de ração e água, barreira verde, gramado e outras medidas de biossegurança. Espera-se com esse trabalho, conseguir demonstrar a importância do bem estar animal para a cadeia produtiva de aves de corte e informar às pessoas que esta atividade está trabalhando focada para atender esta demanda.
Referências bibliograficas:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BEM-ESTAR ANIMAL – Protocolo de bem-estar para frangos de corte. Disponível em: http://abpa-br.com.br/storage/files/protocolo_de_bem-estar_para_frangos_de_corte_2016.pdf. Acesso em: 30 de agosto de 2016.
ALVES, S. P. Bem estar na avicultura de corte. Disponível em: file:///C:/Users/IFF/Downloads/8583-15073-1-SM.pdf. Acesso em: 29 de agosto de 2016