Sistema de Captação de Água da Chuva e Aproveitamento para Irrigação em Tomateiros em Estufa

IFFar - Campus Frederico Westphalen

ÁLEX DA SILVA HENSEN 1 ; ALISSON VANIN BORCIONI 2 ; JOÃO GABRIEL FIORENTIN 3 ; RUDINEI KLAHN MUNIZ JUNIOR 4 ; JOEL JOÃO CARINI 5
1Sistema de captação de água da chuva e aproveitamento para irrigação em tomateiros em estufa., e-mail: joaogfiorentin@hotmail.com 2Sistema de captação da chuva, e-mail: joaogfiorentin@hotmail.com 3Sistema de captação de água da chuva, e-mail: joaogfiorentin@hotmail.com 4Sistema de captação de água da chuva, e-mail: joaogfiorentin@hotmail.com 5Sistema de captação de água da chuva, e-mail: joel.carini@iffarroupilha.edu.br

Nos dias de hoje o mundo enfrenta problemas relacionados à água, tais como: falta de água em várias regiões do Brasil e do Mundo devido às condições climáticas, má utilização e poluição da mesma em locais onde ela é abundante. Atentando para essa realidade, vem surgindo experiências no sentido de melhorar a gestão dos recursos hídricos, visando melhorar o aproveitamento e evitar o desperdício.Pensando nisso resolvemos fazer um sistema de aproveitamento da água da chuva numa estufa que antes era perdida. Este projeto consiste em um sistema de calhas sobre uma estufa coberta, que capta a água da chuva, e, por meio desse sistema a água é coletada e levada para uma caixa d´água onde é armazenada até a hora que o registro é aberto, e por meio de gravidade, desce por um sistema de canos até a estufa, onde são ligados ao nosso sistema de gotejamento em tomates.

Objetivo Geral:

Demonstrar por meio de uma maquete um meio racional de aproveitamento da água da chuva numa estufa com a cultura do tomateiro, num sistema de irrigação por gotejamento.

Materiais e métodos:

O trabalho consiste na construção de uma maquete com piso de madeira coberto com lona preta, onde construímos uma estufa coberta com lona transparente. Nessa estufa foram construídas calhas ao redor da sua cobertura que servirão para coletar água da chuva que escorre pela lona da cobertura. A água, ao sair das calhas, cairá diretamente numa tubulação de canos PVC, que a levará para uma caixa d’água (reservatório). Para regular a saída da água do reservatório até o sistema de irrigação foi colocado um registro. A partir deste registro a água será conduzida por uma tubulação de PVC, ligando a caixa d’água à tripa de gotejamento. Portanto, a água será levada à plantação no interior da estufa por meio da gravidade. O sistema de irrigação dos tomateiros será por gotejamento.

Referências bibliograficas:

Palavras chaves: Chuva, irrigação, estufa, água.

Obs.: Este resumo contém 311 palavras