Protótipo de Mão Mecânica

E. E. E. B. Sepé Tiaraju (Frederico Westphalen)

AUGUSTO DE FREITAS 1 ; LETÍCIA G. MEDEIROS 2 ; LUÍSA F. DAMO 3 ; NATÁLIA F. DAMO 4 ; SIMONE GIACOMELLO 5
1 e-mail: utofreitas@hotmail.com 2 e-mail: leticia_goliczevski@outlook.com 3 e-mail: luisafdamo99@gmail.com 4 e-mail: nataliafranciscatto@gmail.com 5 e-mail: simonegiacomello@hotmail.com

O projeto “Protótipo de mão mecânica” evidencia os constantes avanços tecnológicos na medicina e na biomédica, como mecanismos que simulam a anatomia humana. O objetivo central é estudar o potencial de um protótipo de uma mão mecânica, que possa simular e reproduzir movimentos rudimentares semelhantes do membro humano, para proporcionar ao público uma experiência similar à do uso de uma prótese real. A evolução das próteses teve início há 2600 anos, porém foi apenas nas últimas décadas que descobriu-se que um sinal neural poderia induzir um comando para movimentar um mecanismo, tornando possível o implante de pinos que detectam impulsos elétricos, convertidos posteriormente em comandos digitais motores. Graças aos esforços de cientistas, atualmente é possível encontrar componentes artificiais conhecidos como próteses mecânicas, que facilitam a vida de quem não possui um membro. No entanto, essas próteses utilizam tecnologias caras, tornando-as inacessíveis a grande parte da população. Seus componentes necessitam ser biocompatíveis e biomaterias, para que não haja rejeição do organismo, como o titânio, aço inoxidável e fibra de carbono. O projeto foi embasado nas áreas de engenharia mecatrônica e química, para a realização da prática, será construído um protótipo de mão mecânica, com materiais simples e de fácil acesso, como fios de nylon e cobre, tubos cilíndricos, bateria e cinco motores DC (3V-6V). Os movimentos realizados serão de flexão e extensão, de oposição e reposição. O esquema da mão mecânica será feito a partir de uma luva que enviará os comandos ao protótipo. Cada dedo do protótipo será preso por um fio de nylon, ligado a um motor, deste sairá um fio conectado à bateria e outro a um dos dois clipes da luva. O segundo clipe da luva se conectará à bateria, quando os dois clipes tocarem-se, liberará um pulso elétrico, movimentando, respectivamente, todos os dedos do protótipo.

Coautores: Laura Ribeiro5 e Maira de Souza6.

Referências bibliograficas:

HENCH, L. Biomaterials: a forecast for the future. Biomaterials, 19 (1998) 1419- 1423.

WILLIAMS, D.F. Definitions in biomaterials. Progress in biomedical engineering. 4 ed. Elselvier, Amsterdam. 1987.

SILVA DE OLIVEIRA, Fábio. Caracterização e propriedades mecânicas de próteses para quadril. Disponível em: . Acesso em: 10 de maio de 2016.

CLÍNICA Deckers. Próteses Articulares. Disponível em: < http://www.clinicadeckers.com.br/html/duvidas/proteses_1.html#14>. Acesso em: 10 de maio de 2016.

MORSE, Max.Veja como funciona a prótese feita de fibra de carbono. Disponível em: < http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL688303-6174,00-VEJA+COMO+FUNCIONA+A+PROTESE+FEITA+DE+FIBRA+DE+CARBONO.html>. Acesso em: 10 de maio de 2016.

ARAÚJO, T.; COUTO, A. Estudo do aço inoxidável aplicado como implante ortopédico. Disponível em: < http://www.mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/EE/Revista_on_line/aco_inoxidavel.pdf>. Acesso em: 10 de maio de 2016.

ÉPOCA. Egípcios já utilizavam próteses há 2.600 anos. Disponível em: < http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI211167-15224,00.html>. Acesso em: 10 de maio 2016.

MANCHESTER 1824. Mummies’ false toes helped ancient Egyptians walk. Disponível em: . Acesso em: 10 de maio de 2016.

FINCH, Jacqueline. The ancient origins of prosthetic medicine. Disponível em: . Acesso em: 05 de junho de 2016.

INSTITUTO viver sem limites. A história da prótese. Disponível em:< http://asdepb.blogspot.com.br/2012/09/a-historia-das-proteses.html>. Acesso em: 13 de junho de 2016.

NICOLELIS, Miguel. Especial O chute que vem do cérebro. Disponível em: < http://www2.uol.com.br/vivermente/artigos/especial_o_chute_que_vem_do_cerebro.html>. Acesso em: 13 de junho de 2016.

FERNANDES M. et al. Protótipo de Mão Mecânica. Disponível em: < http://www.ifmg.edu.br/site_campi/v/images/arquivos_governador_valadares/Exemplo_de_Trabalho_Completo_-_III_Feira_de_Ci%C3%AAncias_do_IFMG-GV_-_2015.pdf>. Acesso em: 17 de junho de 2016.

Palavras chaves: Próteses; Protótipo; Mão Mecânica.

Obs.: Este resumo contém 310 palavras