E. E. E. M Lucila Nogueira (Boa Vista das Missões)
O presente estudo destaca uma importante discussão referente à dimensão da energia solar sobre a atual realidade em que nos encontramos, apesar de ser um projeto futurista, é um dos tipos de sustentabilidade mais conhecidos, pois é economicamente viável, sustentável e comprometida com o meio ambiente. Neste contexto, envolvendo a sustentabilidade no mundo atual, se desperta a necessidade da uma pesquisa mais ampla, visando compreender o que é energia sustentável, suas possíveis fontes e seu modo de produção. Outro objetivo dessa investigação é demonstrar que a energia solar se apresenta como uma das principais alternativas de energias renováveis. O ponto de partida para se dimensionar um sistema solar é ter um bom conhecimento sobre luminosidade, radiação solar, posicionamento de placas de captação e também o norte verdadeiro do sol. Atualmente à grande industrialização, demanda quantidades cada vez maiores de energia elétrica para movimentar máquinas, abastecer estabelecimentos. Sendo assim uma das soluções mais viáveis é a utilização da energia solar, por isso é imprescindível que se investigue esse recurso tão rico presente na natureza, de forma a incentivar e conscientizar toda a comunidade sobre a urgente necessidade de recuperação do meio ambiente, dando ênfase à utilização de recursos naturais com cuidado e consciência de que é a essência da vida no planeta. Com isso desenvolvemos um trabalho em maquete sobre o assunto abordado, onde esta sendo representada uma casa abastecida a energia solar. Nosso objetivo é mostrar a todos que a energia solar é uma nova e boa solução para usarmos em residências, prédios, para aquecê-los e iluminá-los.
Referências bibliograficas:
ABDALAD, R. Perspectivas da geração termelétrica no Brasil e emissões de CO2. 2000. 130 f. Dissertação (Mestrado) - Coppe,Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2000.
AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA (AIE). Coal Industry Advisory Board: CIAB. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2016.
AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS (Brasil) (ANA). HidroWeb: sistemas de informações hidrológicas. Disponível em:
. Acesso em: 31 maio 2016.
AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA (Brasil) (ANEEL). Banco de Informações de Geração: BIG. Disponível em:. Acesso em: 31 maio 2016.