Refração da Luz na Água

Colégio Agrícola de Frederico Westphalen

DARIANE COPATTI CASALI 1 ; ILÁRIO DA SILVA GOMES JUNIOR 2 ; WAGNER FERNANDES 3 ; RODRIGO POGLIA 4
1Aluno, e-mail: dariane_dcc@hotmail.com 2Aluno, e-mail: ilariojuniorcafw@hotamil.com 3Aluno, e-mail: waguinhofernandes@hotmail.com 4Professor, e-mail: rdpoglia@gmail.com

Vários fenômenos estudados em Física, embora aparentemente distintos, podem muitas vezes ser explicados por uma mesma lei. Alguns fenômenos ópticos, como o arco-íris, as miragens, a sensação de que uma piscina é mais rasa do que parece, ou que seus azulejos estão distorcidos, também são explicados por uma mesma lei Física, a lei da refração da luz.

A refração acontece devido ao fato de a luz se propagar com velocidades diferentes em meios diferentes. Quando a luz atravessa a interface de um meio para outro, essa mudança em sua velocidade faz com que os raios mudem a direção de propagação. É como se o raio de luz “entortasse” ou se “quebrasse” ao passar de um meio para outro, por exemplo, do vácuo para o ar ou do ar para a água

É importante observar que a mudança de direção dos raios de luz ocorre apenas na interface que separa os dois meios. Em cada um dos meios, os raios de luz se propagam em linha reta.

Portanto, teremos por objetivo, explicar como funcionam a refração da luz, por meio de experiências, vídeos e cartazes explicativos, com o intuito de mostrar a todos o porquê, de muitas coisas não serem o que parecem.

Referências bibliograficas:

http://www.efeitojoule.com/2009/05/refracao-da-luz-fisica-refracao-luz.html

http://www.mundoeducacao.com.br/fisica/a-refracao-luz.htm

http://www.brasilescola.com/fisica/a-refracao-luz.htm

http://www.colegioweb.com.br/fisica/o-que-e-refracao-da-luz.html

Palavras chaves: luz, água, ar, velocidade, refração.

Obs.: Este resumo contém 200 palavras