Enxergando o Mundo nos Mínimos Detalhes

IFFar - Campus Frederico Westphalen

ANA JULIA DIERINGS 1 ; ANDREINA DI DOMENICO 2 ; JULIA PITON 3 ; LETÍCIA AZEVEDO 4 ; CÂNDIDA TONI 5
1 e-mail: anadierings@hotmail.com 2 e-mail: andreina_didomenico@outlook.com 3 e-mail: julinhapiton@hotmail.com 4 e-mail: azevedoleticia@hotmail.com 5 e-mail: candida.toni@iffarroupilha.edu.br

Devido ao alto custo de um microscópio óptico profissional, muitas instituições de Ensino Básico acabam não adquirindo esse equipamento. Isso pode resultar em prejuízo no aproveitamento total dos conteúdos propostos, especialmente aqueles relacionados à Biologia Celular, comprometendo o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Este trabalho tem por finalidade apresentar um “microscópio caseiro” e de baixo custo, que possa ser usado didaticamente, a fim de facilitar e ampliar o uso do mesmo em escolas de Ensino Fundamental e Médio. O principal material utilizado para a criação do microscópio consiste em uma webcam simples que serve como lente para visualização de lâminas para microscopia. Para a sustentação da câmera e melhor visualização das lâminas, com a opção de ajustes do foco, há um suporte feito com papelão, parafusos, arruelas, porcas e elásticos – materiais que são de fácil aquisição e de custo baixo. Para fins de verificação da viabilidade do “microscópio caseiro”, serão observadas algumas lâminas e comparadas as imagens com as obtidas em um microscópio óptico. A demonstração de como confeccionar um microscópio de baixo custo e que funcione efetivamente, cumprindo com sua função didática, poderá motivar sua implantação em instituições de ensino, contribuindo de forma significativa para a formação dos alunos.

Referências bibliograficas:

Palavras chaves: microscópio; ensino; Biologia.

Obs.: Este resumo contém 201 palavras