WhatsApp: Uma Possível Ferramenta Adicional ao Ensino de Língua Inglesa na Escola

IFFar - Campus Frederico Westphalen

ANNA CAROLINE FELIPPI MENDES 1 ; MAURICIO DEBASTIANI PIAIA 2 ; UILIAN FRANQUELIN SALDANHA 3 ; VINICIUS LUIZ LUBACHEVSKI 4 ; MARIANE FRIGO DENARDIN 5
1Aluna da turma 12 IFFAR, e-mail: bixos2016iff@gmail.com 2Aluno da turma 12 do IFFAR, e-mail: bixos2016iff@gmail.com 3Aluno da turma 12 IFFAR, e-mail: bixos2016iff@gmail.com 4Aluno da turma 12 do IFFAR, e-mail: bixos2016iff@gmail.com 5Professora de Língua Inglesa IFFAR, e-mail: mariane.denardin@iffaroupilha.edu.br

O presente trabalho objetiva relatar uma experiência de ensino-aprendizagem proposta durante as aulas de Língua Inglesa na turma 12 do Curso Técnico Integrado em Agropecuária do Instituto Federal Farroupilha. A fim de desenvolver e ampliar a habilidade de leitura em língua inglesa sobre assuntos da área técnico-agrícola a partir de um conteúdo previamente estudado, foi proposta uma atividade de leitura via aplicativo what’s app. A partir da formação do grupo da turma no what’s app, compartilhamos um vídeo em inglês de aproximadamente 4 minutos sobre inseminação artificial em vacas leiteiras (Artificial Insemination in Cattle). Primeiramente todo o grupo foi convidado a responder questões acerca do vídeo e após as questões foram direcionadas a cada colega. A professora da turma nos motivou a usarmos o inglês no grupo. Não apenas respondemos questões acerca do texto do vídeo, como também nos posicionamos acerca do conteúdo do vídeo, respondendo em inglês o que acrescentaríamos ou retiraríamos segundo nosso conhecimento técnico construído durante as aulas de Zootecnia. Após a atividade, respondemos um check list a respeito da realização da atividade e da nossa aprendizagem. A atividade de leitura via what’s app nos proporcionou acesso à língua inglesa utilizada em contexto real de fala, promoveu a leitura em língua inglesa de um conteúdo trabalhado em uma disciplina da área técnica do 1º ano, possibilitou o contato com o vocabulário técnico em inglês, praticidade de acesso ao texto e interação de todos os componentes do grupo.

Referências bibliograficas:

KLOPFER, E. et al., Using the technology of today, in the classroom today.The Education Archade of Massachusetts Institute of Technology,2009. Disponível em: http://education.mit.edu/papers/GamesSimsSocNets_EdArcade.pdf. Acesso em 15 de agosto de 2016.

Palavras chaves: Ensino - Língua Inglesa - ferramenta

Obs.: Este resumo contém 242 palavras