Por que (não) falar sobre a Ditadura?

IFFar - Campus Frederico Westphalen

ANDRISE LISSA PREUSS 1 ; EMANUELLA BUZATTO JOHN KUNZ 2 ; GIOVANA PERTUZZATTI ROSSATTO 3 ; LEON FERRARI 4 ; LUCIANE FIGUEIREDO POKULAT 5
1INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA FW, e-mail: andrisepreuss@gmail.com 2INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA FW, e-mail: emanuellabuzatto1@gmail.com 3INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA FW, e-mail: giovanarossatto15@gmail.com 4INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA, e-mail: ferrarileon3@gmail.com 5INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA FW, e-mail: luciane.pokulat@iffarroupilha.edu.br

A memória de qualquer período histórico do país deve ser um direito de todo brasileiro, pois contribui com a cultura, formação e consolidação do sujeito enquanto cidadão que participa de uma sociedade. Temos assistido, atualmente, algumas pessoas reivindicando o retorno da Ditadura Militar, o que é preocupante, considerando-se a falta de liberdade de expressão e os crimes cometidos na época. Percebemos que a discussão desse assunto no âmbito social e escolar é escassa e, quando ocorre, muitas vezes apresenta distorções do que realmente ocorreu. Nesse sentido, entendemos ser pertinente relembrar e refletir sobre esse período da história brasileira. Nosso trabalho pretende analisar o papel da música popular brasileira na denúncia de atos de repressão realizados a partir de 1964 e após a promulgação do AI-5, em 1968, o que não seria permitido pela censura e historiografia da época. Muitas das canções desse período foram produzidas por artistas que presenciaram o horror e a violência da Ditadura Militar e denunciaram, através da arte, a época em que estavam vivendo, caracterizada pela falta de liberdade de expressão, tortura e assassinatos de opositores ao regime. Somado a isso, queremos instigar a discussão, reflexão e pensamento crítico e coletar a opinião do público acerca dessa forma autoritária de governo, além de relacionar passado e presente, através de um paralelo entre a liberdade de expressão no Regime e a atual. A metodologia adotada consiste na análise crítica das letras de algumas canções associadas à Ditadura e produzidas no período. Como consequências do trabalho, será desenvolvido um site onde a comunidade em geral terá acesso a materiais sobre o assunto e poderá participar de uma pesquisa dizendo o que o público pensa a respeito dessa forma autoritária de governo, inclusive se ela seria viável nos dias atuais.

Referências bibliograficas:

CALEGARI, Lizandro. Ditadura, trauma e expressões artísticas brasileiras: entre o passado e o presente. Nonada Letras em revista, vol. 1, n. 22, 2014. Disponível em http://seer.uniritter. edu.br/index.php/nonada/article/view/881

CHOCIAY, Luciana; MONTEIRO, Claúdia. Reflexões sobre memória e testemunho a partir do livro Brasil nunca mais. Revista TEL, vol. 4, n.1, 2013. Disponível em http://www.revistas2.uepg.br/index.php/tel/article/view /4137#.V7ygYfkrLIU

REIMÃO, Sandra. "Proíbo a publicação e circulação..." – censura a livros na ditadura militar. Estudos avançados, vol.28, n. 80, 2014. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142014000100008

Palavras chaves: Ditadura militar; canção, censura

Obs.: Este resumo contém 292 palavras