IFFar - Campus Frederico Westphalen
Justificativa
O Centro de Informações de Saúde e Álcool (CISA, 2016) aponta que o consumo de álcool por jovens em diversos lugares do mundo é cada vez mais crescente. Apontam, ainda que o consumo antes dos 15 anos prejudica o desenvolvimento cerebral, além de estar intimamente relacionados a outros problemas como à gravidez indesejada, a violência e aos acidentes de trânsito. A partir deste panorama, esta investigação vem a contribuir com a compreensão dos sentidos que motivam a prática do consumo de álcool entre jovens.
Objetivo:
Investigar o índice de de jovens menores de dezoito anos de idade que consomem bebidas alcoólicas, com o intuito revelar as motivações dessa prática.
Metodologia:
Esta pesquisa é de cunho exploratório e de abordagem quantitativa. Utilizou-se uma amostra de 50 jovens participantes da pesquisa, todos com idade até 17 anos. Depois da aplicação do questionário com questões abertas e fechadas, organizou-se o mesmo em categorias para que fosse possível uma análise interpretativa.
Considerações Finais
Observou-se que 92% dos jovens participantes da pesquisa consomem ou já consumiram álcool. A bebida mais popular é a cerveja e, em alguns casos, iniciou-se por motivação dos pais. Desta forma, é possível inferir que as pessoas que assumiram consumir álcool não viam qualquer problema, mesmo o empecilho jurídico. Muitos demonstravam certo orgulho em faze-lo. Assim, beber está fortemente relacionado a uma tentativa de ser aceito socialmente em grupos, pois é uma prática vista positivamente quando associada à interação social e as sociabilidades, além de gerar certo estigma (Goffman, 1988) aos que não bebem.
Referências bibliograficas:
GOFFMAN, Erving. Estigma: Notas sobre a Manipulação da Identidade Deteriorada, Rio de Janeiro, Editora LTC, 1988.
CISA. Site sobre informações estatísticas sobre consumo de álcool. 2016.