As Tecnologias Assistivas na Educação de Pessoas Cegas ou com Baixa Visão

I. E. E. B. Borges do Canto (Palmeira das Missões)

DANIELI FLOR BUENO 1 ; KAROLINE NOGUEIRA VARGAS 2 ; MARIELI LAUIZI ROSSETTO 3 ; VITÓRIA GABRIELI KAIPPER DOS SANTOS 4 ; MARISA COSTA KONIG 5
1Instituto Estadual de Educação Borges do Canto - Curso Normal, e-mail: m_ckonig@yahoo.com.br 2Instituto Estadual de Educação Borges do Canto - Curso Normal, e-mail: m_ckonig@yahoo.com.br 3Instituto Estadual de Educação Borges do Canto - Curso Normal, e-mail: m_ckonig@yahoo.com.br 4Instituto Estadual de Educação Borges do Canto - Curso Normal, e-mail: m_ckonig@yahoo.com.br 5Instituto Estadual de Educação Borges do Canto - Curso Normal, e-mail: m_ckonig@yahoo.com.br

As Tecnologias Assistivas na educação de pessoas cegas ou de baixa visão, é algo novo, é um termo utilizado para identificar os recursos e serviços que possam contribuir para proporcionar ou ampliar as habilidades funcionais e como consequência promover a vida independente e a inclusão na escola e na sociedade. O aluno cego deve receber o ensino do Braille, noções de orientação e mobilidade e de atividades de vida diária. Nem sempre as pessoas cegas ou com baixa visão precisam de ajuda, porém, é necessário que as pessoas saibam abordar quando encontrar. Esta pesquisa objetiva informar sobre a existência de Tecnologias Assistivas e as diferentes abordagens, contudo informando que a utilização desses recursos não substitui o currículo e as aulas regulares, já que a fundamentação teórica se dá no paradigma da educação inclusiva. São exemplos de Tecnologia Assistiva na escola os materiais escolares e pedagógicos acessíveis, a comunicação alternativa, os recursos de acessibilidade no computador, os recursos para mobilidade, localização, a sinalização, o mobiliário que atenda às necessidades posturais entre outros. Portanto os principais focos deste trabalho, visam as Tecnologias Assistivas numa proposição de educação para a autonomia, conhecimento ampliado para resolução de problemas funcionais enfrentados pelos alunos, promovendo a ruptura de barreiras que impeçam ou limitam a participação do aluno em todos os espaços da escola, enfim nos desafios educacionais. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço da educação especial que identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminam as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades espeíficas¨.(SEESP/MEC,2008).

Referências bibliograficas:

MEC/SEESP.Políticas Públicas da Educação Inclusiva. Brasília 2008;

PNAIC.Pacto Nacional pela Idade Certa:A alfabetização de crianças com deficiência: Uma proposta Inclusiva. Brasília 2014;

BERSCH, Rita. Introdução à Tecnologia Assistiva. Porto Alegre. RS 2013

Palavras chaves: Tecnologia Assistiva- Inclusão - Cegueira

Obs.: Este resumo contém 259 palavras