Mídias como um Aparelho Ideológico

I. E. E. B. Borges do Canto (Palmeira das Missões)

BRUNA SOARES PIAS 1 ; CASSIÉLE HENDGES BRAVOSI 2 ; MYLENA APARECIDA DO AMARAL RIBEIRO DOS SANTOS 3 ; PAULINE ELOISA ROSSETTO GERLACH 4 ; MARISA COSTA KONIG 5
1Instituto Estadual de Educação Borges do Canto - Curso Normal, e-mail: paulinergeralch@hotmail.com 2Instituto Estadual de Educação Borges do Canto - Curso Normal, e-mail: paulinergerlach@hotmail.com 3Instituto Estadual de Educação Borges do Canto - Curso Normal, e-mail: paulinergerlach@hotmail.com 4Instituto Estadual de Educação Borges do Canto - Curso Normal, e-mail: paulinergeralch@hotmail.com 5Instituto Estadual de Educação Borges do Canto - Curso Normal , e-mail: m_konig@yahoo.com.br

A sociedade brasileira é marcada, atualmente pela imensa gama de informações através das mídias eletrônica e analógica, que dificulta diferenciar a real e a idealizada. Por ser capitalista, visar o lucro, as custas da dominação e explicação, tudo gira em torno da razão. Vive-se com base no lucro e somos estimulados a consumir cada vez mais. Recebemos a todo instante propagandas diretas ou indiretas direcionadas para produtos ou ideologias de ideias prontas. Essas informações confundem o homem, pois, enquanto ele processa uma informação, outra lhe é lançada, torna-se um processo vicioso. O maior pilar da informação é a mídia, ela é responsável por iludir as pessoas, causando nelas a impressão que necessitam de algo totalmente supérfluo, com o objetivo de se consumir cada vez mais. Quanto a educação, esta é um ato político e ao professor cabe perceber que a sua prática não é neutra, exige uma definição, decisão,ruptura e escolha. É importante o ensino dos conteúdos, mas também o testemunho ético ao ensiná-los, é a coerência. Essa é uma opção democrática, com intencionalidade na ação/ prática, que é formar cidadãos com consciência crítica. Para que possam perceber a realidade posta e imposta com discernimento e de fato com senso crítico. Não pretendemos a neutralidade na educação, mas a respeito aos educandos e educadores. Por isso a necessidade de perceber influência dos aparelhos ideológicos a disposição do sistema e que influenciam diretamente na vida das pessoas. Analisar a subjetividade de um comercial de televisão requer conhecimento e clareza nas informações. Ensinar e aprender passa necessariamente pelo critico do professor para desvelar a compreensão e ao aluno crítico ir entrando como sujeito na aprendizagem, isso tem a ver com a boniteza no ato de ensinar.

Referências bibliograficas:

http://www.webartigos.com/artigos/o-que-e-midia-para-que-serve/57042/#ixzz4E8y7ZcAF

http://www.evef.com.br/artigos-e-noticias/administracao-de-marketing/134-midia

FREIRE.Paulo. Educação e Mudança.São Paulo. Paz e Terra. 1989.

FREIRE.Paulo. Pedagogia da Autonomia. 2002.

BAKHTIN. M. M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1992.

Jornal Mundo Jovem. Porto Alegre. PUC/RS.

GUARESCH, Pedrinho. Sociologia Crítica. 2008

Palavras chaves: mídia, ato político, senso crítico

Obs.: Este resumo contém 284 palavras