Objetificação da Mulher como Motor da Cultura do Estupro

IFFar - Campus Frederico Westphalen

BRENNER BARBOSA 1 ; GIOVANA RAQUEL SILVESTRIN 2 ; IURI TREZZI 3 ; LUISA EDUARDA PIOVESAN 4 ; GRAZIELA DA SILVA MOTTA 5
1Objetificação da mulher, e-mail: trezziiuri@gmail.com 2Objetificação da mulher, e-mail: giovana_raquel@hotmail.com 3Objetificação da mulher, e-mail: trezziiuri@gmail.com 4Objetificação da mulher, e-mail: luisaeduardapiovesan@gmail.com 5Objetificação da mulher, e-mail: grazielas.motta@iffarroupilha.edu.br

O objetivo deste trabalho é investigar como a publicidade utiliza a imagem da mulher para a venda de mercadorias, com o intuito de relacionar com a reprodução das propriedades que estruturam o comportamento machista. Justificativa: este trabalho possui relevância, sobretudo social, uma vez que pretende desconstruir o comportamento machista, ou seja, reforçar a necessidade da igualdade de gênero que é imprescindível para a desmistificação do masculino como gênero superior (Queiroz, 2008). Metodologia: este projeto teve como universo empírico a coleta de imagens veiculadas na internet que dizem respeito ao uso da figura feminina em publicidades. Trata-se de uma abordagem qualitativa, ou seja, preocupada em tornar as especificidades deste objeto de análise mais evidentes. Conclusão: consideramos que esta investigação nos permitiu observar que a mulher acaba assumindo diversos papeis subalternos. Um deles é aquele de que ela não pensa, deve estar à disposição das vontades e anseios dos homens. Que sua forma de vestir e sua beleza deveriam estar condicionadas ao gosto ideal masculino, conferindo-lhe um papel de objeto no imaginário social. Dessa forma, enquanto que o gênero for uma relação de poder (Safiotti, 2001) o homem se sentirá com a permissão tacitamente dada de que ele pode tocar no corpo de qualquer mulher, dando passe livre para qualquer tipo de violência contra a mulher.

Referências bibliograficas:

SAFFIOTI, Heleieth I. B. Contribuições feministas para o estudo da violência de gênero. In: Cadernos Pagu, 2001.

QUEIROZ, F. M. Não se rima amor e dor: cenas cotidianas de violência contra a mulher. Mossoró, RN: UERN, 2008.

Imagens Sites da Internet

Palavras chaves: Gênero; Violência; Publicidade.

Obs.: Este resumo contém 214 palavras