E.E.E.F. Balbino Pereira dos Santos (Erval Seco)
JUSTIFICATIVA: O ponto de partida para a elaboração e implantação de um projeto que vise a sustentabilidade das comunidades, é a concepção de qual é o nosso papel, diante da degradação ambiental, mesmo em comunidades rurais ou em cidades pequenas. Observando um mundo cada vez mais tecnológico e que busca cada vez mais o desenvolvimento econômico, percebe–se que crescimento e degradação ambiental têm andado lado a lado. Entendemos, portanto, que o desenvolvimento deve incluir crescimento econômico, justiça, participação social e preservação ambiental. Este desenvolvimento privilegiaria o ser humano na sua integralidade, possibilitando a construção da cidadania. OBJETIVOS: OBJETIVO GERAL: Contribuir, promover, apoiar e somar-se às ações de educação ambiental, no sentido de fomentar a reflexão–participação–ação sobre processos educadores contínuos e sustentáveis, que podem ser adequados às comunidades onde os atores deste processo habitam. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: • Implementar e gerir processos educadores contínuos e sustentáveis que promovam uma ação consciente da comunidade; • Apropriar-se dos conceitos de diálogo, identidade, comunidade e ação, ao refletirem sobre os processos de reeducação ambiental em âmbito escolar e comunitário; • Construir coletivamente o conceito de comunidade sustentável; • Compreender a importância de organizar e envolver a comunidade escolar nas atividades e no projeto. • Mostrar que é possível, através de ações simples de planejamento e iniciativa, incluir em nossas comunidades a sustentabilidade ecológica, mas também a social, econômica e cultural. METODOLOGIA: 1ª etapa - Planejamento em equipe: Reuniram–se os atores do processo, debatendo sobre a importância de criar um ambiente voltado à sustentabilidade ambiental. Observar como a escola e a comunidade lidam com os recursos naturais, o aproveitamento hídrico, a utilização de novas fontes de energia e o descarte de resíduos. 2ª etapa - Diagnóstico inicial: Pesquisar exemplos de experiências sobre reaproveitamento, utilização de novos recursos e cuidado ambiental que deram certo e que podem ser aproveitados e implementados na comunidade. 3ª etapa – Implantação: Com base no diagnóstico inicial, desenvolver projeto que contemple os principais pontos a serem trabalhados. Algumas soluções são: • Energia - Incentivar a todos, com conversas e avisos perto de interruptores, a desligar a energia quando houver luz natural ou o ambiente estiver vazio; efetuar a troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes, mais econômicas e eficientes, e fazer a manutenção periódica de equipamentos como geladeiras e freezers. • Água - Providenciar o conserto de vazamentos e disseminar, com lembretes nas paredes, a prática de fechar torneiras durante a lavagem da louça, a escovação dos dentes e a limpeza do edifício. Se houver espaço e recursos, construir cisternas é uma boa opção para coletar a água da chuva, que pode servir para lavar o chão e regar áreas verdes. • Resíduos - Algumas iniciativas: manter composteiras para a destinação do lixo orgânico e a produção de adubo, implantar programas contra o desperdício de comida e promover o uso e o descarte corretos dos produtos de limpeza. • Biodiversidade - Investir no aumento da superfície permeável e de áreas verdes, criar espaços para o desenvolvimento de espécies animais e vegetais, além de refrescar o ambiente, diminuir a poeira e aumentar a absorção de água da chuva. • Energias Renováveis: Através de estudos e pequenos experimentos, mostrar a diversidade de energias possíveis. Ex.: Energia Eólica, Energia Solar,... RESULTADOS: Permitir que as ações sustentáveis do projeto sejam aplicadas no dia a dia, envolvendo todos desde o início. Nesse sentido, educandos e docentes criaram uma maquete que busca apresentar os resultados das pesquisas realizadas e dos conceitos construídos. Nesta representação, é possível verificar todas as possíveis mudanças que poderão ser implementadas em âmbito escolar e na comunidade. CONCLUSÃO: Retomar os objetivos do projeto, recordando o que se espera alcançar, e questionar se eles foram atingidos, total ou parcialmente. Observar a montagem da maquete e se a mesma contempla o que foi almejado inicialmente. Conclui–se que esse projeto não deverá ser um projeto com tempo determinado. A ideia é que o mesmo seja implantado de forma definitiva na escola e, posteriormente, na comunidade. Ou, ao menos, que seja possível mostrar que há alternativas para que se preserve o ambiente, a biodiversidade, os mananciais e os demais recursos naturais.
Referências bibliograficas: