CAFW/UFSM
O desenvolvimento das plantas depende da existência de substrato para a fixação das raízes (solo), da quantidade adequada de luz, da disponibilidade de água e elementos minerais (nutrientes). Por isso, o solo deve prover um ambiente no qual as raízes possam crescer e se desenvolver, o que requer espaço poroso (ar e água) e ausência de elementos tóxicos, entre outros fatores. Dezesseis elementos minerais são considerados essenciais para o crescimento das plantas. O carbono (C), o oxigênio (O) e o hidrogênio (H) são obtidos através do ar e da água, constituem em torno de 90% da massa produzida pelos vegetais. Os outros 13 elementos são obtidos do solo e didaticamente dividimos em duas classes, sendo elas: Macronutrientes, nutriente em que a planta precisa na escala de kg ha-1 e micronutrientes, a planta necessita na escala de g ha-1. São considerados nutrientes o nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K) (macronutrientes primários), cálcio (Ca), magnésio (Mg) e enxofre (S) (macronutrientes secundários), boro (B), cobre (Cu), cloro (Cl), ferro (Fe), manganês (Mn), molibdênio (Mo) e zinco (Zn) (micronutrientes). O objetivo deste trabalho foi forçar a deficiência dos macronutrientes primários, para isto, acondicionamos areia lavada em vasos e semeamos milho e trigo. O experimento foi conduzido na casa de vegetação do setor de Jardinocultura da escola, delineamento inteiramente casualizado com sete tratamentos e três repetições, totalizando vinte e uma unidades experimentais. Os tratamentos foram a presença ou ausência de um ou mais macronutriente primário, e se dividiram em: Parcelas que receberam adubação de NPK, NK, NP, PK, apenas N, P e K. As plantas estão demonstrando manchas cloróticas e diferença no seu desenvolvimento.
Referências bibliograficas:
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO; Manual de adubação e calagem para estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina; Comissão de química e fertilidade do solo. Porto Alegre, 2004. 394pg.