Sistema para Rastreamento de Animais com Software Livre

CAFW/UFSM

GUSTAVO TOMAZETTI CATTANI 1 ; JEAN CARLOS PEREIRA 2 ; LARISSA RIBOLI 3 ; WILLIAN FACCO 4 ; BRUNO BATISTA BONIATI 5
1Aluno do Curso Téc. em Informática - Subsequente, e-mail: gustavotcattani@hotmail.com 2Aluno do 2º Ano do Téc. em Agropecuária Integrado, e-mail: jeancpereira.98@gmail.com 3Aluno do 2º Ano do Téc. em Agropecuária Integrado, e-mail: larissariboli99@gmail.com 4Aluno do 2º Ano do Téc. em Agropecuária Integrado, e-mail: williancfacco.wf@gmail.com 5Prof. Orientador, e-mail: brunoboniati@gmail.com

Rastreabilidade significa permitir que um objeto ou animal tenha sua procedência confirmada e acompanhada durante sua vida útil. Em animais a rastreabilidade tradicionalmente é feita utilizando-se de tatuagens, marcações a fogo ou brincos. Algumas dessas técnicas, além de ineficiente, provocam dor e estresse nos animais. Há também a introdução subcutânea ou mesmo utilização de brincos que se utilizam de microchips, no entanto tal tecnologia tem um alto custo e dificilmente seria utilizada nas pequenas e médias propriedades. Outro custo que precisa ser considerado na implantação da rastreabilidade é o sistema de informação que será utilizado para permitir o cadastramento e manutenção dos dados relativos aos animais rastreados, em geral tais softwares utilizam-se de tecnologias proprietárias e na maioria das vezes são vendidos de forma “casada” com o dispositivo a ser utilizado para o rastreamento. Este trabalho tem a intenção de propor um sistema de rastreamento de animais que se utiliza de softwares e tecnologia livres e que poderia ser disponibilizado ao pequeno e médio produtor a um baixo custo. A ideia é de utilizar os brincos tradicionais com a impressão de um QRCode (código de barras de duas dimensões). Este tipo de código de barras pode ser facilmente interpretado por softwares disponíveis em dispositivos móveis e se utiliza de suas próprias câmeras fotográficas integradas. Para desenvolver-se o sistema optou-se pela utilização do Ambiente Integrado de Desenvolvimento – Lazarus, que se utiliza da linguagem de Programação Object Pascal e o compilador FreePascal. O sistema gerenciador de banco de dados escolhido foi o FireBird, em função de sua praticidade de instalação e facilidades na integração com o Lazarus. A geração da imagem referente ao código de barras bidimensional foi feita utilizando-se a API do Google Chart, que a partir de uma URL informada, devolve um arquivo de imagem contendo o QRCode. O sistema desenvolvido permite o cadastramento completo do animal contendo informações como proprietário, forma e data de ingresso na propriedade, espécie, raça, foto, etc. e mantém um histórico categorizado de todas as ocorrências registradas para o animal (ex. vacinação, intervenções cirúrgicas, doenças, medicações, castração, etc.). Com o registro deste conjunto de informações pretende-se como trabalho futuro desenvolver um sistema web em que o consumidor final possa consultar, por meio do QRCode (que acompanharia a cadeia produtiva) todas as ocorrências do animal.

Referências bibliograficas:

SOUZA, V. A. Programando com o Lazarus. Clube de Autores, 2010.

PATRICK, J. Desenvolvendo Aplicativos com Lazarus. AgBook, 2011.

Palavras chaves: Rastreabilidade, Animais, Software Livre

Obs.: Este resumo contém 381 palavras