Colégio Agrícola de Frederico Westphalen
O volume total precipitado em uma determinada região é o fator predominante para quantificar, por exemplo, a necessidade de irrigação. O equipamento básico de medição da chuva é o pluviômetro, que é constituído de uma área de captação (?100cm2) e de um reservatório onde a água da chuva é armazenada até o momento da leitura (PEREIRA, et al., 2002). Pluviômetros comerciais, apesar de práticos, apresentam baixa precisão, devido à pequena área de captação que apresentam. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi a construção de pluviômetros alternativas, a partir de garrafas PET e canos de PVC, com maior áreas de captação da chuva. O trabalho foi conduzido no Colégio Agrícola de Frederico Westphalen com a construção de três tipos alternativos de pluviômetros, descritos abaixo.
Modelo: Pluviômetro comercial; Área de Captação: 14cm2; Características construtivas: Modelo J. Prolab – Ind. e Com. Produtos para Laboratório Ltda.
Modelo: Alternativo 1; Área de Captação: 78,5cm2; Características construtivas: Garrafa PET de volume de 2L + Funil da garrafa invertido (anti evaporador).
Modelo: Alternativo 2; Área de Captação: 78,5cm2; Características construtivas: Cano PVC de 100mm.
Modelo: Alternativo 3; Área de Captação: 490,9cm2; Características construtivas: Cano PVC de 150mm + Funil de captação.
Os mesmos foram calibrados a partir da relação da área de captação e altura da lâmina de água, sendo o volume de água determinado a partir de proveta graduada. Os pluviômetros serão instalados a uma altura de 1,5m da superfície do solo, próximos a Estação Meteorológica Automática mantida pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de Frederico Westphalen e determinada a leitura dos diferentes pluviômetros, comparativamente aos dados da Estação Meteorológica.
Referências bibliograficas:
PEREIRA, A.R.; ANGELOCCI, L.R.; SENTELHAS, P.C. Agrometeorologia Agrícola – fundamentos e aplicações práticas. Guaíba: Agropecuária Ltda, 2002. 478p.