Práticas Pedagógicas no Ensino De Língua Inglesa

Instituto Federal Farroupilha - Campus Frederico Westphalen

AUGUSTO CEZAR GONÇALVES 1 ; BRENDA REIS CARATTI 2 ; MARLON DE AZEVEDO 3 ; TAINARA DA COSTA SOMAVILLA 4 ; MARIANE FRIGO DENARDIN 5
1Aluno do 1º ano - turma 12- IFF-Frederico Westphalen, e-mail: guto.cezar29@hotmail.com 2Aluna do 1º ano - turma 12 - IFF-Frederico Westphalen, e-mail: brendareiscaratti@gmail.com 3Aluno do 1º ano - turma 12- IFF- Frederico Westphalen, e-mail: marlondeazevedo@outlook.com 4Aluna do 1º ano - turma 12 - IFF - Frederico Westphalen, e-mail: tainaradacostasomavilla@gmail.com 5Professora de Língua Inlesa - Instituto Federal Farroupilha - Campus Frederico Westphalen, e-mail: marianedenardin@gmail.com

O presente trabalho tem como objetivo principal socializar com os colegas e visitantes da Feira de Ciências uma prática pedagógica realizada durante as aulas de inglês dos 1ºs anos do Instituto Federal Farroupilha - Campus Frederico Westphalen durante o mês de setembro. Muitas vezes, durante nossas aulas de Língua Inglesa no Ensino Fundamental, copiávamos muitas regras gramaticais e traduzíamos alguns textos, sem, no entanto, termos acesso à escrita e à fala em língua inglesa. Consciente dessa realidade, a professora da disciplina de Língua Inglesa propôs primeiramente a escrita de uma biodata – texto de cunho pessoal similar a uma pequena autobiografia. A professora questionou-nos acerca das informações que fazem parte de uma apresentação pessoal ou biografia. Após distribuiu em folha impressa a sua biodata. Com base em sua biodata e na leitura coletiva, escrevemos a nossa no laboratório de informática, pois poderíamos ter acesso ao dicionário online de português-inglês. Após enviamos para a professora. Após a leitura, a professora nos enviou via e-mail o texto com as correções para serem feitas por nós. Teve-se a ideia de inserir os textos produzidos pelos quatro 1ºs anos em um e-book, livro eletrônico. Então os alunos da turma 14, técnico em informática, procuraram um site para a construção do e-book. O endereço do site escolhido foi http://www.livrosdigitais.org.br. Alguns alunos da turma 14 nos mostraram como navegar pelo site e inserir os textos. A segunda etapa do projeto pedagógico consiste em gravarmos nossos textos usando o nosso próprio celular e inserirmos nas páginas do livro eletrônico a gravação. Também apresentarmos para os colegas da turma nossas biodatas. Tanta a escrita quanto à apresentação oral contribuirá para o nosso futuro acadêmico seja quando interagirmos com pesquisadores de outros países seja para enviarmos um profile (perfil) para vagas de trainees em empresas multinacionais.

Referências bibliograficas:

Palavras chaves: biodata; e-book; ensino; língua inglesa

Obs.: Este resumo contém 298 palavras